Topo

Namorado de Kim Kardashian e mais: quem vai para rolê de Bezos no espaço

Kim Kardashian e Pete Davidson em condomínio luxuoso - Reprodução/Backgrid/The Grosby Group
Kim Kardashian e Pete Davidson em condomínio luxuoso Imagem: Reprodução/Backgrid/The Grosby Group

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

16/03/2022 14h10

O bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos, vai promover o primeiro passeio de 2022 para o espaço com uma tripulação que reunirá famosos e empresários. O foguete da Blue Origin, empresa aeroespacial criada por ele, será lançado na semana que vem.

A missão, chamada NS-20, envolve o quarto voo tripulado do programa New Shepard, e o 20º voo da história da empresa de Bezos. Entre os seis "passageiros VIP", está o humorista Pete Davidson. Ele tem estampando o noticiário de celebridades depois que seu namoro com Kim Kardashian foi revelado.

A decolagem do foguete está marcada para o dia 23 de março deste ano, na base do Texas, Estados Unidos. O horário previsto de lançamento será 8h30 local (9h30 no horário de Brasília). A aventura no espaço terá duração prevista de apenas 10 minutos.

Quem mais está na "lista VIP"

Segundo uma publicação da Blue Origin divulgada na segunda-feira (14), a tripulação inclui Marty Allen, Pete Davidson, o casal Sharon e Marc Hagle, Jim Kitchen e Dr. Jorge Nield.

Os passageiros provavelmente pagaram para estar presentes na missão. No entanto, a empresa de Bezos não divulgou quanto os passageiros desembolsaram por seus assentos no foguete.

O interessante é que cada pessoa levará um cartão postal para o espaço, em nome da fundação Club for the Future, da Blue Origin, que existe desde 2019.

O programa chamado de Postcards to Space (cartões postais para o espaço, em tradução direta) tem como missão inspirar as futuras gerações a seguir carreira em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Quem é quem

Pete Davidson

O comediante tem 28 anos de idade integrou o elenco do popular programa dos Estados Unidos "Saturday Night Live" em 2014. No seu currículo, Pete também apareceu no filme "O Esquadrão Suicida" de 2021, dirigido por James Gunn.

Após seu nome não sair da internet pelo namoro com a Kim Kardashian, Davidson também tem aparecido nas manchetes por ter trocado farpas com o rapper Kanye West, ex-marido da celebridade, em um suposto vídeo vazado.

Marty Allen

Seguindo a lista, um dos nomes divulgados foi o de Marty Allen. Ele já foi presidente da rede de lojas para festa Party America. Allen é conhecido por ser um "CEO de recuperação" — que assume empresas em risco de falência, por exemplo.

Também é investidor anjo — normalmente profissionais ou empresários que fornecem capital financeiro e intelectual de apoio à startups e empreendimentos. Em seu portfólio, Allen também é o ex-presidente da California Closet Company, fabricante de móveis personalizados.

Sharon Hagle

Em 2015, Hagle fundou a organização sem fins lucrativos SpaceKids Global. O projeto já alcançou quase 100 mil alunos no mundo todo. Ele promove desafios anuais para inspirar crianças a seguir carreiras na indústria espacial. Dentre eles estão competições nacionais de redação, por exemplo.

A SpaceKids também participa do programa Postcards to Space — que vai levar os cartões postais no foguete da Blue Origin.

Marc Hagle

Em seguida, temos o esposo de Sharon Hagle, Marc Hagle. Os dois são filantropos em diversas instituições de caridade voltadas para as áreas de artes, ciências, saúde e educação. Marc é presidente da corporação Tricor International.

O empreendimento já soma mais de 17 milhões de pés quadrados (cerca de 1,57 km²) no desenvolvimento de propriedades residenciais e comerciais nos Estados Unidos. Dentre as construções estão shoppings, instalações médicas, armazéns, instalações recreativas, farmácias e escritórios.

Jim Kitchen

O professor e empresário Jim Kitchen tem o passaporte todo carimbado. Isso porque ele já visitou todos os 193 países reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Durante os anos 80, ainda na época de estudante universitário, Kitchen promoveu viagens espaciais em órbita baixa da Terra para uma startup.

O professor integra desde 2010 o corpo docente da Kenan-Flagler Business School da Universidade da Carolina do Norte. Em sua presença acadêmica, a pauta é ensinar os alunos a gerar empreendimentos com e sem fins lucrativos que mudam o mundo.

Dr. George Nield

Dr. Nield é o presidente e fundador do empreendimento Commercial Space Technologies, LLC, que tem como proposta promover atividades espaciais comerciais. Em sua carreira, já fez parte de cargos de engenharia no Centro de Testes de Voo da Força Aérea e na Orbital Sciences Corporation.

Nield já atuou como gerente do Flight Integration Office, para o programa de ônibus espaciais da Nasa. Para completar, seu portfólio tem o cargo de professor assistente e diretor de pesquisa na Academia da Força Aérea dos EUA.

Jeff Bezos é fundador da Blue Origin, uma empresa espacial que concorre com a SpaceX, do também bilionário Elon Musk - Divulgação - Divulgação
Jeff Bezos é fundador da Blue Origin, uma empresa espacial que concorre com a SpaceX, do também bilionário Elon Musk
Imagem: Divulgação

O histórico da Blue Origin

O primeiro voo tripulado do programa New Shepard, promovido pela Blue Origin, teve como tripulante o próprio fundador Jeff Bezos. O passeio aconteceu em junho de 2021. A viagem também durou entre 10 e 15 minutos.

Segundo a empresa, a missão aeroespacial de Bezos é auxiliar a humanidade a explorar e encontrar novos recursos energéticos fora da Terra. Atualmente, os veículos lançadores são parcial ou totalmente reutilizáveis, e considerados de baixo custo.

Além disso, a Blue Origin tem como meta levar novamente pessoas à superfície da Lua.

Quer acompanhar?

A cobertura do lançamento, que acontece na quarta-feira da semana que vem, será transmitida por meio do site BlueOrigin.com.

Uma curiosidade: quem quiser se inscrever para reservar um lugar na janela de um dos próximos voos da Blue Origin, saiba que o site oficial oferece um formulário de inscrição.

Mas, a menos que você seja um milionário, a viagem pode ter um valor inacessível para meros mortais. Por lá, não há preço oficial para estar presente na lista da tripulação. Mas o preço estimado para um passageiro no foguete de Bezos chegou a ser cotado em US$ 28 milhões (R$ 146 milhões).

*Com informações da AFP e Blue Origin.