Topo

Barman com 5G, TV transparente e mais tecnologias bizarras vistas na MWC

Robô barman tinha até fila de clientes na maior feira de tecnologia móvel do mundo, em Barcelona - Lucas Carvalho/Tilt
Robô barman tinha até fila de clientes na maior feira de tecnologia móvel do mundo, em Barcelona Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Lucas Carvalho

De Tilt, em Barcelona*

02/03/2022 11h44Atualizada em 02/03/2022 17h55

A tradicional feira de tecnologia móvel MWC (Mobile World Congress) é sempre lembrada por reunir empresas e países para discutir os temas mais relevantes para a indústria. Mas além das palestras e reuniões, outro fato marcante é o "lado B" da feira, que é pura diversão: as demonstrações bizarras de tecnologia de ponta.

Durante os quatro primeiros dias cobrindo o evento, Tilt pôde ver de perto iniciativas "diferentonas" como um robô barman com 5G, uma TV transparente e um par de óculos inteligentes.

A MWC acontece nesta semana na Fira Gran Via, um complexo gigantesco de quase 200 mil metros quadrados em Barcelona. Durante as longas caminhadas pelo espaço foi possível notar demonstrações curiosas em quase toda sua extensão.

Confira a seguir algumas das tecnologias mais bizarras que encontrei por aqui.

Só preciso esclarecer que nem todas estavam disponíveis para quem quisesse experimentar —alguns estavam ali só para serem admirados à distância. E algumas nem são ainda produtos que podem ser comprados no varejo atualmente.

Óculos com projetor

MWC 2022 óculos inteligentes smart glasses Vuzix waveguide - Lucas Carvalho/Tilt - Lucas Carvalho/Tilt
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

No dia anterior ao da abertura da feira na segunda (28), fomos convidados a uma apresentação separada no Museu Marítim de Barcelona. Chamado de "Showstoppers", o evento é descrito pela organização como uma prévia das atrações mais extravagantes, as novidades menos badaladas e, em alguns casos, bizarrices escondidas que estarão na MWC durante a semana.

Uma dessas "bizarrices" é a Vuzix, uma empresa europeia que fabrica óculos inteligentes. As lentes têm um pequeno dispositivo chamado "guia de ondas", que direciona as ondas de luz emitidas pelo minúsculo projetor na armação para que elas fique somente nas lentes.

Quando você coloca esses óculos no rosto, vê qualquer gráfico que for programado nele. Por enquanto, ele só projeta informações e animações em poucos bits, como se fosse a tela de um computador dos anos 80 (bem pequenininha).

Segundo a empresa, o objetivo é que a tecnologia seja usadas por profissionais da indústria em fábricas, e não pelo consumidor final (pelo menos por enquanto).

Na prática, eles poderão visualizar informações importantes para o trabalho, como se fosse um manual numa linha de produção, só que diretamente no seu campo de visão.

E dá até para usar com lentes de grau se você tiver a prescrição médica. No meu caso, que tenho dois graus de hipermetropia, a experiência foi boa, mesmo sem meus óculos oficiais. Os gráficos, que ficam sempre numa área central da visão sempre em foco, se mostraram legíveis para mim.

Celulares com teclado não morreram

MWC 2022 Planet Astro Slide 5G - Lucas Carvalho/Tilt - Lucas Carvalho/Tilt
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Outra curiosidade que vi no "Showstoppers" da MWC foi o Astro Slide 5G, um celular da startup britânica Planet. O aparelho vem com um teclado físico que você pode deslizar da parte de trás e digitar com mais conforto.

Nada que já não vimos antes de empresas como a Blackberry, mas a Planet parece estar convencida de que o formato irá vingar novamente. O diferencial dele é que as teclas são iluminadas e telefone tem conexão 5G.

As especificações são básicas e ele não é muito rápido, mas custa 962 libras esterlinas —equivalente a quase R$ 6.000 em conversão direta.

Robô barman com 5G

MWC 2022 robô barman - Lucas Carvalho/Tilt - Lucas Carvalho/Tilt
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Já no espaço oficial da feira MWC, tinha até fila para quem queria ser servido por um robô barman, que consegue servir até duas bebidas ao mesmo tempo.

Instalado no estande da operadora espanhola Telefónica (dona da Vivo no Brasil), o robô é fabricado pela Macco Robotics.

O diferencial é que ele usa 5G para interagir com os visitantes, reconhecendo o rosto das pessoas e tratando cada um de forma personalizada com ajuda de inteligência artificial.

No meu caso, ele me serviu um suco de laranja num copo e vinho no outro —só para demonstrar seu poder de ser multitarefa.

Cão ou robô? Os dois

MWC 2022 Xiaomi cyberdog cão robô - Lucas Carvalho/Tilt - Lucas Carvalho/Tilt
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

No estande da Xiaomi, a principal atração não eram os celulares poderosos e rápidos, mas sim o Cyberdog. Ao redor do seu "cercadinho" havia sempre dezenas de pessoas tirando foto e filmando para as redes sociais.

Caso o nome e o visual não tenham deixado claro, ele é um cão robô todo articulado que pode ser programado para o uso nos mais diversos ambientes, de operações de resgate à exploração de ambientes inóspitos.

Recentemente, um robô parecido começou a ser usado para patrulhar a fronteira dos Estados Unidos com o México. Mas esse aqui, pelo menos na feira, não fazia nada além de dançar.

TV transparente

MWC 2022 TV transparente da Xiaomi - Lucas Carvalho/Tilt - Lucas Carvalho/Tilt
Imagem: Lucas Carvalho/Tilt

Outro produto que chama a atenção de quem passar pelo estande da Xiaomi é essa TV transparente. A tela de 55 polegadas tem resolução 4K. O truque aqui é que ela usa um painel Oled modificado: metade é coberto com pixels e a outra metade é transparente.

Os diodos emissores de luz são colocados em linhas verticais para que não possam ser vistos a uma distância normal de visualização, criando um efeito de transparência. A TV custa mais de 6.000 euros (R$ 34,5 mil em conversão direta).

"Mas como vou ver alguma coisa nessa TV se a tela é transparente?", você deve estar se perguntando. Na feira era difícil enxergar alguma coisa por conta da iluminação forte e artificial. Mas, segundo a Xiaomi, ela funciona melhor se for ligada numa sala escura. Ou seja, quem comprar que se vire.

*O jornalista viajou a convite da Huawei.