Topo

Bandidos respondem a pedido de entrevista de jornalista e postagem viraliza

Postagem já teve mais de 120 mil curtidas - Arquivo Pessoal
Postagem já teve mais de 120 mil curtidas Imagem: Arquivo Pessoal

Simone Machado

Colaboração para Tilt*, em São José do Rio Preto (SP)

23/02/2022 09h51Atualizada em 23/02/2022 19h55

A jornalista Paula Rodrigues teve uma surpresa ao tentar entrar em contato com uma capoeirista carioca na manhã de terça-feira (22): quem respondeu às mensagens foram criminosos que hackearam a conta da mulher. Detalhe que os bandidos ainda foram "simpáticos" e pediram para a profissional tentar outro contato da vítima.

Paula, que é repórter de Ecoa, plataforma do UOL focada em pessoas e iniciativas que buscam um mundo melhor, relata que enviou a mensagem à mulher na tentativa de conseguir o número do telefone dela e assim fazer uma entrevista sobre um projeto ambiental que a mulher mantém no Rio de Janeiro.

No entanto, hoje pela manhã, ao ver que a entrevistada havia respondido à sua tentativa de contato veio a surpresa: quem respondeu à mensagem foram pessoas que relataram ter invadido o Instagram da capoeirista, mas para a jornalista insistir em tentar o contato da vítima já que a reportagem poderia ajuda-la em seu projeto.

"Quando abri a conversa e vi aquilo fiquei alguns minutos travada olhando para a tela, sem entender, porque parece fake, mas não é. Por ser algo que nunca aconteceu comigo, em minha trajetória de jornalista, resolvi postar no Twitter", conta Paula.

A publicação viralizou e soma até o momento mais de 120 mil curtidas e 7 mil retweets. Além de diversas postagens em páginas de humor nas redes sociais.

No print de tela, uma conversa entre a jornalista e a suposta entrevistada é destacada. Paula pede o número de WhatsApp da capoeirista para poderem conversar sobre uma reportagem.

Na sequência, os bandidos respondem dizendo que o Instagram foi hackeado e pedem para a jornalista tentar achar o novo Instagram da vítima, já que a reportagem poderia ser importante para ela e finalizam a conversa dizendo que quem está respondendo às mensagens são "os bandidos".

"Não imaginava receber uma resposta dessa, a pessoa que roubou a conta foi simpática e respondeu. Depois eu só agradeci e encerrei a conversa", acrescenta a jornalista.

Até a publicação da reportagem nenhuma postagem havia sido feita pelos bandidos na conta da capoeirista e a jornalista ainda não havia conseguido falar com a vítima.

Dificultando a ação dos bandidos

Para dificultar que o seu Instagram seja invadido por bandidos, a plataforma orienta que os usuários protejam suas contas com a chamada "autenticação de dois fatores".

Essa autenticação, é como se fosse uma segunda camada de segurança para impedir que alguém entre em seu perfil, mesmo tendo a senha.

Se esse recurso estiver ativo em seu perfil, toda vez que fizer um novo login, irá receber um código para confirmar a tentativa de acesso. No Instagram, por exemplo, após digitar a senha, você recebe um código de login, que deve ser inserido no aplicativo, sendo uma espécie de autorização adicional para o acesso.

Como ativar autenticação de dois fatores no Instagram

O primeiro passo é entrar em seu perfil e clicar no ícone ou em sua foto. Após isso, escolha a opção representada por três linhas na horizontal, no canto superior direito, e em seguida, em "Configurações". O próximo passo é clicar em "Segurança".

Agora é só clicar em Autenticação de dois fatores, e depois, em "Começar" na parte inferior. A etapa posterior é escolher o método da autenticação de dois fatores e seguir as instruções na tela.

*Com informações Abinoan Santiago, em Colaboração para Tilt