Topo

Meteoros que caem na Terra são radioativos?

No filme de Richard Donner de 1978, Superman (Christopher Reeve) passa mal com um meteorito de kryptonita  - Warner Bros. Pictures
No filme de Richard Donner de 1978, Superman (Christopher Reeve) passa mal com um meteorito de kryptonita Imagem: Warner Bros. Pictures

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

02/02/2022 04h00

Vira e mexe um meteoro passa pelos céus do Brasil. Quem consegue ver o momento relata clarão no céu, um estrondo e até sente o chão tremer. Dependendo de seu tamanho e velocidade que entra na Terra, o fenômeno pode resultar em meteoritos, quando fragmentos conseguem atingir o solo. Mas eles são radioativos?

Antes de mais nada é preciso reforçar a diferença entre meteoro e meteorito: o primeiro é aquela rocha enorme que vemos pegando fogo quando cruza a atmosfera terrestre vindo do espaço; quando isso acontece, ela se dissolve em pedacinhos menores, que chamamos de meteorito.

Circulam pela internet imagens de gente vendendo rochas que dizem ser meteorito e até lavando na pia com detergente. Mas pode fazer isso? Essas pedras não são radioativas?

A verdade é que elas são, sim. Mas, calma. Não é nenhuma kryptonita, aquela rocha esverdeada do planeta fictício Krypton que é o ponto fraco do Superman nos quadrinhos e cinema.

Na verdade, todo meteorito pode conter material radioativo, assim como as rochas terrestres. Mas isso não faz dele literalmente um meteorito radioativo, no sentido de que possa causar alguma doença pelo simples contato.

Quem explica é Ana Bonassa, bióloga co-fundadora do Nunca Vi 1 Cientista e colunista de Tilt.