Topo

E-girl: o que é o estilo nascido na internet que virou trend? Veja exemplos

Cantora Billie Ellish é símbolo de e-girl; veja diferentes estilos - Mike Blake/Reuters
Cantora Billie Ellish é símbolo de e-girl; veja diferentes estilos Imagem: Mike Blake/Reuters

Gabrielle Pedro

Colaboração para Tilt

01/12/2021 13h11

Conhecidas por seus visuais "emos" e semelhantes aos de personagens de mangás, as e-girls, ou eletronic girls, fazem sucesso nas redes sociais. Com o crescimento do TikTok, esse estilo de vida vem chamando a atenção das jovens por conta da mistura que elas fazem entre acessórios e maquiagens escuras e objetos fofos, com cabelos coloridos.

Atualmente, as hashtags #egirl e #egirls possuem mais de 13,9 bilhões de visualizações na rede social chinesa. Na maioria das vezes, as meninas compartilham vídeos mostrando suas transformações em e-girls com tutoriais de maquiagem.

O que são e-girls?

As e-girls são mulheres, em grande maioria adolescentes, que possuem uma leve influência do estilo de vida "emo" e "gótico" e também de personagem de jogos eletrônicos. Elas se destacam por conta de suas roupas, muitas vezes, pretas e largas combinadas a acessórios pesados, como correntes e meias arrastão.

Apesar do grande crescimento do termo nos últimos dois anos, essa moda não é tão recente assim. Desde 2010, mesmo período no qual as redes sociais e os smartphones começaram a ganhar força, diversas meninas ao redor do mundo se identificaram com a forma alternativa de se vestir e viver. Além das personagens de videogames, os animes também são grandes fontes de referência.

Cabe dizer ainda que as e-girls também são atreladas a uma conotação sexual. Como seus visuais se assemelham aos de animações femininas de jogos virtuais, há uma sexualização por parte de gamers que se atraem por personagens ficcionais de videogame. Isso porque este gênero mistura o lado sexy de uma mulher com o lado menina e ingênuo dela.

Entretanto, as meninas não são as únicas que seguem esse estilo de vida. Os homens, conhecidos como e-boys, eletronic boys, também fazem parte desta "tribo".

Sucesso no TikTok

Sabemos que em modas vêm e vão. Nos últimos dois anos, o TikTok se tornou a rede social queridinha de pessoas que gostam de participar de trends e compartilhar vídeos rápidos de dancinhas ou tutoriais. Como a forma de engajamento da plataforma permite que um determinado conteúdo atinja mais pessoas, isso fez com que gravações com a hashtag #egirls atraíssem mais internautas que não estavam habituados a esse novo estilo.

A partir disso, as e-girls passaram a mostrar suas transformações na plataforma, com tutoriais de maquiagem, coloração de cabelo e também de montagem de looks em outras redes como Instagram e Twitter. Tudo isso sempre atrelando a forma ousada e alternativa de se vestir com o lado ingênuo e infantil das meninas.

Principais características de uma e-girl

Como mencionado acima, as e-girls se inspiram em animes e games para dar vida aos seus estilos. Uma artista considerada símbolo desse movimento é a cantora norte-americana Billie Eilish, que sempre exibe cliques de suas makes e looks nas redes sociais. Avril Lavigne também é um grande exemplo de personalidade que se encaixaria nessa estética de eletronic girl.

  • Maquiagem

As meninas costumam fazer delineados grossos e com alguns detalhes diferentes para se assemelharem mais aos animes.

@hellgrl.666

Alch no se k hice, ya no sé k enseñarles jajajajjaja #egirl #egirlmakeup #makeup #alt

? Up - Cardi B
Nas bochechas, elas abusam dos blushs rosas e podem fazer sardas postiças. Além disso, podem fazer desenhos de coração, cruz ou lágrima para dar um toque final na make.

Nos lábios, as opções são infinitas. As e-girls gostam tanto das cores mais claras, como rosinha, até as mais escuras, como roxo e preto.

As peças geralmente são pretas e combinadas com acessórios pesados, como meias arrastão, coturnos, correntes e chockers.

@egirl

An absolute stunning outfit! ? @aeroplvnes #egirls #egirlstyle #ootd #style #fyp #foryou

? bubble POP - Piper