Topo

Após vazamento de urina em nave, astronautas vão viajar com 'fraldas'

Tripulação da missão Crew-3 terá que voltar para a Terra usando fraldas - Divulgação/Nasa
Tripulação da missão Crew-3 terá que voltar para a Terra usando fraldas Imagem: Divulgação/Nasa

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

02/11/2021 12h31

Na próxima semana, quatro astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) vão colocar as malas na nave Crew Dragon Endeavour e voltar para a Terra. Mas, desta vez, eles vão ter que viajar usando fraldas.

O banheiro da Crew Dragon está interditado desde setembro, quando houve um vazamento de urina durante a viagem de turistas ao espaço na misão Inspiration4, da SpaceX —empresa de Elon Musk responsável por fabricar a nave que trará os astronautas de volta.

Segundo Steve Stitch, gerente do programa de parcerias com empresas privadas da agêncial espacial norte-americana, a Nasa, o vazamento de urina detectado na missão Inspiration4 ocorreu numa nave semelhante àquela que os astronautas da ISS usarão para voltar para casa.

Por isso, até que a nave volte para a Terra e a SpaceX certifique-se de que ela também não tem vazamentos, o banheiro está interditado. "Temos outros meios para permitir que a tripulação desempenhe as funções de que precisam", afirmou Stitch em entrevista coletiva na última sexta-feira (29).

Esses "outros meios" são, essencialmente, uma roupa íntima que fica por baixo do uniforme espacial que os astronautas usam e que é capaz de absorver os dejetos que os tripulantes talvez tenham que expelir durante a viagem para casa.

Mas a recomendação dos técnicos da Nasa, como todo pai e mãe faz com os filhos antes de pegar a estrada, é usar o banheiro antes da viagem.

"Sempre que a tripulação está vestida, eles usam uma roupa íntima por baixo do uniforme, e essa é uma missão curta de volta para casa", disse Stitch. "Portanto, é bastante comum usar uma roupa de baixo e eles podem usá-la no caminho para casa."

Ainda segundo Stitch, o uso dessa espécie de "fralda" é padrão em voos espaciais e sempre foi o plano B em caso de problemas com o banheiro das naves Crew Dragon.

Em abril, o astronauta Thomas Pesquet compartilhou no Twitter uma imagem do banheiro da nave Crew Dragon. "Há uma cortina para termos mais privacidade, e o resto são apenas detalhes técnicos... digamos que a única vantagem é a vista", escreveu.

Detalhes da missão

No próximo sábado (6), se tudo correr como planejado, a Nasa enviará à ISS a missão Crew-3, com os astronautas Tom Marshburn, Kayla Barron e Raja Chari, junto com o alemão Matthias Maurer, da ESA (Agência Espacial Europeia), a bordo de uma nave Crew Dragon (com o banheiro reformado) e do foguete Falcon 9, ambos da SpaceX.

A equipe ficará na ISS por seis meses para substituir os astronautas da missão Crew-2: Shane Kimbrough, Megan McArthur, Akihiko Hoshide e Thomas Pesquet. São eles que estão se preparando para voltar —sem banheiro— na cápsula Crew Dragon que se encontra estacionada na "garagem" da estação espacial.

Originalmente, a missão Crew-3 estava programada para ser lançada nesta quarta-feira (3), e o retorno da Crew-2 ficaria para o próximo sábado. Mas um dos astronautas da equipe que ainda está na Terra passou mal e a viagem teve que ser adiada para sábado.

A Nasa não informou o problema nem qual astronauta passou mal, mas avisou que foi uma questão "pequena" não relacionada à covid-19. A data do retorno da Crew-2, por enquanto, ainda não foi remarcada.