Topo

Vinagre tira manchas? Post viraliza e mostra que o segredo está na ciência

Veja dicas de como tirar manchas das roupas - Getty Images
Veja dicas de como tirar manchas das roupas Imagem: Getty Images

Colaboração para Tilt, em Florianópolis*

27/10/2021 17h08Atualizada em 27/10/2021 18h35

Você tem algum segredo para tirar manchas das roupas? Se for a mistura de vinagre com água oxigenada, saiba que a combinação pode criar uma substância tóxica e corrosiva. O efeito danoso dessa mistura viralizou nas redes sociais após internautas se espantarem com os efeitos dela.

"A combinação desses dois produtos forma ácido peracético, que não só é tóxico para você como também corrosivo, o que significa que ele pode destruir a superfície que você estiver tentando limpar. Misturas caseiras de produtos de limpeza pode fazer você ir parar no hospital intoxicado", alertou a farmacêutica e pesquisadora Laura Marise no Twitter.

O efeito proporcionado aconteceu devido a uma mistura química, que é a composição de duas ou mais substâncias com a preservação da natureza de suas propriedades.

Apesar do alerta dado pela cientista, fique tranquilo. Existem métodos que, de fato, ajudam no cotidiano de casa, sobretudo, na retirada de manchas das roupas. Tudo está na ciência.

Água

Se quiser apenas tirar poeira ou suor das roupas, ok. A água é uma boa. Mas se desejar avançar nas lavagens para retirar outras propriedades do tecido, o recomendável é acrescentar o sabão, pois ele é capaz de quebrar a estrutura das gorduras, por exemplo, e eliminá-las.

Agora, se a higienização também está nos planos, é possível utilizar a água quente. Ela acelera processos químicos nas roupas deixadas de molho. É uma estratégia pouco comum no Brasil, porém, antes de esquentar a água, dê uma olhada na etiqueta da roupa para saber se suporta esse tipo de lavagem.

Álcool e detergente

O álcool é o melhor aliado para retirar manchas provocadas por tintas, pois é um solvente orgânico polar que também dissolve componentes apolares.

Já o detergente, aquele que geralmente usamos para lavar louças, se torna outro aliado contra as manchas de batom ou por óleos. O produto consegue quebrar partículas dessas substâncias, auxiliando na retirada das roupas. Isso serve para graxas.

Na cozinha, outra solução: vinagre e sal

Por ser um composto acético, o vinagre vai muito além do seu uso no preparo de alimentos. Suas propriedades químicas são capazes de remover manchas de leite ou de desodorantes das roupas.

Já o sal se torna um ótimo aliado quando se derruba vinhos nas roupas. Se por um descuido (ou por ter ingerido taças além da conta) deixou cair a bebida em algum tecido, primeiro pegue uma toalha de papel, tire o excesso do líquido e coloque um punhado de sal para absorver ao máximo o líquido da peça.

Quanto antes melhor, uma limpeza rápida pode ser feita apenas com água e sabão. Se o vinho já secou, passe um pouco de borato de sódio com água.

O mais comum: alvejante

Agora, se tem o alvejante, pode usá-lo. Eles são produtos desenvolvidos quimicamente justamente para essa finalidade: tirar manchas leves ou pesadas.

Existem os produzidos para tirar manchas de roupas brancas e outros das coloridas. É bom sempre olhar a embalagem para não comprar o errado.

Os alvejantes conseguem remover as manchas porque são uma espécie de "detergentes mais agressivos".

A maioria dos detergentes tem duas partes componentes: uma polar, muito parecida com a água; e outra apolar, uma cadeia de carbonos enorme, muito parecida com óleo.

"A sujeira geralmente é apolar e interage com a cadeia carbônica do detergente, e a água se conecta com a parte polar, levando a sujeira presa no detergente", explica Marcos Makoto Toyama, professor doutor em Química Inorgânica do Instituto Mauá de Tecnologia.

*Com informações das matérias de Cristiane Capuchinho e Rodrigo Lara.