Topo

Textos autodestrutivos: os planos do WhatsApp para aumentar a privacidade

Reprodução
Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

31/08/2021 15h55

O lançamento no ano passado do recurso de mensagens temporárias no WhatsApp, que permite que qualquer texto e mídia (fotos, vídeos) desapareçam da conversa após sete dias quando está habilitado, animou muitos usuários. Mas a empresa não deve parar por aí em matéria de conteúdos que se apagam automaticamente.

Depois de aparecer na versão de testes do WhatsApp para iPhone, a evolução desse recurso também está marcando presença nas versões de testes do Android. Segundo informações do site WABetaInfo, especializado em antecipar extraoficialmente as novidades da plataforma, essa função foi vista nas atualizações beta 2.21.13.3, de junho deste ano, e 2.21.18.7, de ontem.

Ao que tudo indica, o envio de mensagens que desaparecem após um tempo poderá ser ativada em todos os bate-papos (chats e grupos) de uma vez. Atualmente, dá para fazer isso só individualmente.

De acordo com o site, o recurso ficará dentro das configurações de privacidade do aplicativo, na mesma tela usada para definir quem irá ter acesso a sua foto de perfil, status e a última vez que você ficou online.

Quando um usuário ativar o modo de desaparecimento temporário de mensagens, os seus contatos e grupos serão notificadas. Ou seja, todo mundo saberá que trata-se de conversas com conteúdos que irão sumir.

Ainda não existe informações sobre quando o recurso será liberado para todo mundo, mas claramente é mais um exemplo do movimento do WhatsApp para oferecer mais recursos que ampliam a privacidade de quem usa a plataforma.

Prazo maior

Também de acordo com o WBetainfo, o WhatsApp poderá oferecer no futuro um tempo maior — de 90 dias — para as mensagens que se autodestroem. Por enquanto, não é possível escolher o tempo de acesso às mensagens temporárias.

A opção dos 90 dias poderá ficar na mesma janela de configuração das mensagens temporárias de uma semana (veja como acessar o recurso abaixo).

O que já funciona e como ativar

É possível tornar todas as mensagens de um grupo autodestrutivas, mas a opção só aparece para os administradores. Em uma conversa entre duas pessoas, ambas podem ativar ou desativar o recurso de mensagens temporárias (que se apagam após sete dias).

Enquanto o recurso estiver ligado, todas as mensagens trocadas numa conversa desaparecem após sete dias, mesmo que você as tenha lido ou não. O WhatsApp, ressalta que há exceções:

  • Se você responder a uma mensagem temporária, o texto dela continuará aparecendo acima da sua resposta mesmo depois de sete dias
  • Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde o recurso está desativado, ela desaparece na conversa original, mas não na conversa para onde foi encaminhada
  • A prévia de uma mensagem temporária, que aparece na notificação do celular, pode continuar ali se você não apagar a notificação, mesmo após sete dias
  • Outra exceção tem a ver com mídias. Por padrão, as fotos e vídeos que você recebe no WhatsApp são automaticamente baixados e armazenados na memória interna do celular a não ser que você desative o download automático nas configurações.
  • Se você receber uma mídia temporária, ela vai desaparecer da conversa após sete dias, mas se já tiver sido baixada, continuará salva na memória do seu celular até que você a apague manualmente. A solução é desligar o download automático, nesse caso, ou apagar um por um as fotos e vídeos que você recebeu.

Para usar a ferramenta de mensagens temporárias, siga o passo a passo:

  1. Abra uma conversa no WhatsApp;
  2. Toque no nome do contato (ou do grupo);
  3. Role para baixo e toque em "Mensagens temporárias"
  4. Se solicitado, toque em "Continuar"
  5. Selecione "Ativadas"

Para desativar o caminho é o mesmo.

Fotos e vídeos que somem após visualização

Recentemente, o WhatsApp liberou o envio de mídias autodestrutivas, que somem automaticamente depois de visualizadas.

Ao optar por enviar uma foto autodestrutiva, por exemplo, um cronômetro localizado no campo de entrada da legenda vai surgir. No texto de notificação que explica o uso recurso, existe um alerta lembrando que pessoas ainda vão poder tirar prints de tela.

*Com texto de Lucas Carvalho