Topo

Viagem de Jeff Bezos ao espaço acontece nesta terça; veja como assistir

Jeff Bezos pretende atingir um ponto mais alto no espaço do que Branson - Getty Images
Jeff Bezos pretende atingir um ponto mais alto no espaço do que Branson Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

19/07/2021 07h00

Depois do bilionário Richard Branson fazer uma visita ao espaço no último dia 11, chegou a vez do Jeff Bezos fazer uma viagem parecida. Nesta terça-feira (20), o fundador da Amazon irá para fora da Terra com ajuda de uma nave de sua empresa Blue Origin.

O britânico Branson, com sua Virgin Galactic, foi até a 'beirinha' do espaço ao atingir 86 km de altitude. Bezos, que deu uma provocada no feito, pretende ir mais alto, 100 km.

Depois que deixou o cargo de presidente-executivo da Amazon, Bezos ganhou mais tempo para se dedicar a causas nobres e necessárias, como a conquista do espaço e a filantropia.

Como assistir

Se os planos não mudarem, a jornada terá início amanhã às 10h (horário de Brasília). Tudo será transmitido ao vivo, a partir das 8h30, no site da empresa.

Como será a viagem

O sistema utilizado pela Blue Origin é semelhante ao da SpaceX. Um foguete reutilizável, chamado New Shepard, lançará uma cápsula tripulada, com capacidade para até seis pessoas. A cápsula se desprenderá do foguete — que pousará autonomamente em uma base em terra —, dará uma voltinha, flutuando por cerca de três minutos, e retornará com o auxílio de três grandes paraquedas.

Será o décimo sexto voo da empresa — mas o primeiro com passageiros. Serão eles:

Daemen e Funk serão as pessoas mais nova e mais velha a irem ao espaço na história.

Em 1960, Wally Funk fez parte do programa "Mercury 13", um grupo de mulheres qualificadas que poderiam ter sido as primeiras astronautas da Nasa. Mas foram rejeitadas por causa de seu gênero. Agora, Funk finalmente realizará seu sonho.

Turismo espacial

O método usado pela Virgin Galatic, que levou Branson e cinco funcionários ao espaço, é diferentão. Começou com a decolagem de um curioso avião de dupla fuselagem, o SpaceShipTwo, carregando a nave VSS Unity no meio.

Ao atingir 15 km de altitude, os pilotos liberaram a nave espacial e retornaram com o avião para a base. Então, a VSS Unity acionou seu poderoso propulsor e fez uma ascensão quase vertical até a borda do espaço.

Foram cerca de cinco minutos de emoção sem gravidade, até a nave retornar à Terra e pousar, suavemente como um avião.

Esse tipo de tecnologia, apesar de menos ambiciosa, é pioneira e mais amigável para viagens turísticas. Tanto que a Virgin Galactic planeja começar a oferecer voos suborbitais comerciais no ano que vem. Cerca de 600 passagens já foram vendidas — inclusive para Elon Musk e Wally Funk.

Onde começa o espaço?

De forma geral, o espaço é definido como a região acima da atmosfera, a camada de gases que envolve a Terra. No entanto, a definição exata de onde o espaço começa pode ser diferente dependendo para quem você pergunta.

Os Estados Unidos têm uma definição própria, que considera que o espaço começa a uma distância de 80 km da superfície da Terra. Se um piloto ultrapassa este marco, ele já pode ser chamado de astronauta. É neste limite que se apoia a Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson.

Uma das convenções mais aceitas, no entanto, é a da FAI (Federação Internacional de Aeronáutica), que define que o espaço fica acima da linha de kárman, a uma distância de 100 km acima do nível do mar. Quando, por exemplo, balões chegam a uma altura um pouco menor que essa, costuma-se dizer que eles atingiram os "limites do espaço".

O voo planejado pela Blue Origin, a empresa de Jeff Bezos, deve atingir justamente esta altitude estabelecida pela FAI. Em testes preliminares, seu foguete chegou a uma altitude de 101 km.

Agora, se levarmos ao extremo de que ir ao espaço é deixar completamente a atmosfera da Terra, então um voo teria de ultrapassar os 600 km de distância de nosso planeta, passando por todas as camadas de nossa "proteção gasosa". São elas:

  • Troposfera - de 7 km a 15 km (onde os aviões comerciais circulam)
  • Estratosfera - 15 km a 50 km (onde jatos circulam)
  • Mesosfera - 50 km a 85 km (quando um detrito rochoso espacial chega até ela, rola combustão e você vê estrelas-cadentes)
  • Termosfera - 85 km a 600 km (onde rola a retenção de radiação solar)
  • Exosfera - acima de 600 km (onde ficam os satélites artificiais)

Se levarmos essa definição ao pé da letra, nem a Estação Espacial Internacional está no espaço, pois ao orbitar a Terra sua distância de nosso planeta varia entre 330 km e 440 km.

Resumindo, as definições de espaço mais aceitas são as usadas pelos Estados Unidos (a 80 km da Terra) e a da FAI (a 100 km da Terra).

*Com matéria de Marcella Duarte