Topo

Instagram vai virar o TikTok? Veja 4 mudanças que chegarão em breve no app

Reels é o formato do Instagram, uma evolução do Cenas, que é a cara do TikTok - Divulgação/Instagram
Reels é o formato do Instagram, uma evolução do Cenas, que é a cara do TikTok Imagem: Divulgação/Instagram

De Tilt, em São Paulo

02/07/2021 14h16Atualizada em 07/07/2021 13h54

O Instagram não é mais oficialmente uma plataforma apenas de compartilhamento de fotos. O recado foi dado por Adam Mosseri, diretor da rede social, na quinta (1º). Frente ao crescimento do TikTok, as novas mudanças no aplicativo do grupo Facebook vão focar em vídeos e entretenimento.

"Há muita competição, o TikTok é enorme, o YouTube também. As pessoas estão buscando o Instagram pelo entretenimento e há muita concorrência", afirmou o executivo. "Então, isso significa mudanças."

Uma das grandes atualizações implementada no Instagram para claramente entrar na briga com o TikTok foi a ferramenta Reels, que surgiu em agosto de 2020. Em abril deste ano, a opção de fazer duetos e reagir a outros vídeos passou a existir. Ambos são muito parecidos com as montagens que ganharam fama no TikTok.

Um exemplo disso é o fenômeno Khaby Lame, jovem senegalês que bateu 80 milhões de seguidores no TikTok com sátiras de tutoriais em que reage a outros vídeos publicados por lá. No Instagram, ele "ainda" possui 27 milhões de seguidores.

O que vem aí

Vamos combinar que o Instagram já não é mais uma plataforma para postar só fotos quadradas de paisagens, comidas ou looks do dia faz tempo. Mas agora os planos de investir ainda mais em vídeos são mais do que oficiais.

Algumas mudanças anunciadas por Mosseri são relativas à produção e divulgação de conteúdo em vídeo dentro do aplicativo.

As futuras novidades foram desenvolvidas com base no que a empresa ouviu de seus internautas e no que observou de comportamento dentro da própria plataforma, afirma Melissa Magrani, chefe de comunicação do Instagram para a América Latina.

Confira o que vem aí:

  • Recomendações de vídeos em tópicos para seguir;
  • A ferramenta dará prioridade a vídeos que geram entretenimento;
  • No feed, poderão aparecer vídeos de pessoas que o usuário ainda não segue;
  • Podemos esperar algumas mudanças na forma de assistir os vídeos: O Instagram deve preparar uma interface mais amigável para aqueles gravados apenas no celular e para vídeos em tela cheia

Criadores e vendas

Sem muitos detalhes, Mosseri afirmou que a plataforma pretende ajudar os criadores de conteúdo a fazer dinheiro. "Isso tem relação com o deslocamento de poder das instituições para os indivíduos na indústria."

Outra área do aplicativo que deve receber atenção é a aba de vendas. O Instagram criou um ícone de Loja no aplicativo recentemente. Com as mudanças que a pandemia proporcionou nas formas de consumo, a empresa ainda pretende investir cada vez mais na área de comércio dentro do aplicativo.