PUBLICIDADE
Topo

De volta! Instagram dará opção para ver número de curtidas em posts

Estúdio Rebimboca/UOL
Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

26/05/2021 10h00Atualizada em 26/05/2021 12h11

Eles estão de volta, mas só para quem quiser. Após esconder por padrão os likes em alguns países (incluindo o Brasil), o Instagram agora permitirá ver novamente as curtidas em publicações. A opção começa a ser liberada via atualização nesta quarta-feira (26) mundialmente.

A empresa diz que o recurso vai ser disponibilizado em ondas. Então, se a nova configuração não aparecer ainda hoje para você, nos próximos dias aparecerá.

A decisão de esconder as curtidas foi tomada pelo Instagram em 2019, e foi implementada em países como Brasil, Japão, Irlanda, Austrália e Canadá. Na época, o argumento foi que a empresa queria que a rede social fosse um ambiente mais seguro para compartilhar seus conteúdos e que não virasse uma competição por likes. No entanto, a rede decidiu reavaliar a situação após fazer testes.

Como vai funcionar?

Na prática, as pessoas terão duas opções:

  • Escolher se quer ver curtidas ou não em publicações;
  • Ocultar número de curtidas em publicações específicas.

Com o Instagram atualizado, ele passará a mostrar a seguinte mensagem no topo do feed das pessoas:

"Agora você pode optar por ver os números de curtidas. Decida se deseja ver os números de curtidas nas publicações de outras pessoas. Você também pode ocultar os números de curtidas em suas próprias publicações".

Curtidas de volta ao Instagram - Divulgação - Divulgação
Instagram dará opção para que pessoas possam ver número de curtidas de publicações
Imagem: Divulgação

Por padrão, as curtidas estarão ocultas. Caso você queira ver, precisará ir em Configurações > Publicações. Lá, você poderá desmarcar a opção "Ocultar o número de curtidas e visualizações".

A outra opção é esconder curtidas de um post em específico. Basta ir até ele. Depois, vá no menu da publicação (ícone com três pontinhos "...") e escolha "Ocultar número de curtidas".

Instagram permitirá ocultar curtidas de posts específicos - Divulgação - Divulgação
Instagram permitirá ocultar curtidas de posts específicos
Imagem: Divulgação

"Mudar a forma como as pessoas veem a contagem de curtidas é uma grande mudança. Continuaremos trabalhando em novas maneiras de dar às pessoas mais opções, para que se sintam bem com o tempo que passam em nossos aplicativos", diz a empresa em comunicado.

Por que mudou?

Em conversa com jornalistas, Adam Mosseri, executivo chefe do Instagram, explicou que a companhia realizou testes de bem-estar com pessoas que viam curtidas e com pessoas que não viam curtidas. "Perguntávamos se elas se sentiam, por exemplo, mais solitárias, e a resposta era neutra, indicando que não houve grande mudança de comportamento", disse.

No entanto, Mosseri relatou que nos testes foi detectado que havia grupos com comportamentos extremos. "Algumas pessoas realmente gostavam de ver o número de curtidas, enquanto outras odiavam. Então, decidimos que o caminho mais saudável é deixar as pessoas decidirem o que querem".

Perguntado se houve muita pressão de influenciadores digitais para a volta dos likes, o chefão do Instagram disse que as reações variavam de acordo com a popularidade. "Criadores grandes tendiam mais para manter os likes ocultos, enquanto criadores menores estavam preocupados". Mesmo assim, concluiu, que "as pessoas têm diferentes pontos de vista e esses novos recursos não estão sendo liberados para agradar ou a desagradar criadores, mas para todos que utilizam o Instagram".

No que diz respeito à receita, Mosseri comentou que a decisão não tem relação com aumento ou perda de dinheiro, pois houve comportamentos distintos durante o tempo sem likes.

De modo geral, segundo ele, um pequeno grupo de pessoas passou a compartilhar mais e deletar menos posts — era comum que algo fosse postado e, prontamente deletado, se não tivesse muitos likes nos primeiros minutos.

Por outro lado, havia um outro grupo pequeno que passou a curtir menos — estes usavam o like como forma de mostrar que algo é interessante e usavam a medida para ver o que era tendência dentro da rede. No fim das contas, os efeitos foram pequenos e não influenciaram os ganhos da companhia, de acordo com a empresa. Até porque as áreas que o Instagram tem visto maior engajamento atualmente são em Stories e conversas via mensagens diretas.