PUBLICIDADE
Topo

Plano de celular gratuito da Veek oferece internet em troca de anúncios

Alex Green Pexels
Imagem: Alex Green Pexels

Sarah Alves

Colaboração para Tilt

08/04/2021 14h03Atualizada em 08/04/2021 15h57

A operadora móvel virtual Veek lançou na quarta-feira (7) o primeiro plano de telefonia gratuito do país. Chamado de Veek Freemium, o pacote oferece 1 GB de internet, ligações ilimitadas e mil mensagens de texto (SMS) por mês. Em troca, o cliente verá anúncios publicitários no celular.

Segundo o executivo-chefe da Veek, Alberto Blanco, a expectativa é que até o final do ano o plano tenha 80 mil linhas em uso. Ao todo, a operadora tem cobertura em nove estados e no Distrito Federal (veja a lista completa de DDDs abaixo).

Fundada em 2016, a Veek é uma MVNO (operadora móvel virtual, na sigla em inglês), que aluga antenas de operadoras tradicionais para conectar à sua plataforma digital. No início, clientes recebiam bônus na conta se conseguissem convidar amigos para se tornarem novos clientes. Em 2018, a Veek passou a oferecer chips gratuitos, e o cliente só fazia recargas. Essa modalidade já foi extinta.

Como funciona?

Quem quiser aderir ao Veek Freemium tem que comprar um chip de R$ 50 pelo site da operadora —é preciso consultar antes se o serviço está disponível para o seu CEP. A ativação é realizada pelo app da Veek (iOS, Android).

Com o celular em uso, a pessoa recebe um bônus de internet de 3 GB para usar durante o primeiro mês. Após o período, a renovação mensal segue com 1 GB de internet, ligações ilimitadas e mil mensagens SMS.

Veek - Operadora lança plano de celular gratuito com internet, ligações e SMS - Reprodução/Facebook/Veek - Reprodução/Facebook/Veek
Imagem: Reprodução/Facebook/Veek

Para garantir a navegação, é preciso assistir a vídeos publicitários com duração entre 15 e 30 segundos, liberados a cada 60 minutos. Caso as propagandas não sejam mostradas, a velocidade da internet diminui. Quando o cliente conseguir entrar no app e assistir à publicidade, a conexão é restabelecida.

No aplicativo, também é possível acompanhar os gigacoins, como são conhecidos os créditos de internet da Veek. A operadora focou em reformulações nos últimos meses para apresentar o sistema gratuito de telefonia.

O modelo de negócios depende da verba publicitária de outras empresas. Ou seja, ao pagarem a cota de publicidade para que seus vídeos sejam mostrados, é como se as empresas bancassem os planos mensais dos clientes da operadora. "Apostamos que vamos montar uma base relevante de clientes e que os anunciantes vão se interessar por essa base", disse Alberto Blanco.

Quais são os pacotes disponíveis?

O Veek Freemium é o principal plano da operadora. Os demais pacotes são adicionais de internet, que, quando contratados, também bloqueiam por 30 dias a exibição dos anúncios em vídeo. As opções são:

  • 2 GB: R$ 25
  • 4 GB: R$ 35
  • 8 GB: R$ 50
  • 16 GB: R$ 90

Só quem comprar créditos não terá a navegação interrompida após usar todo o pacote mensal de 1 GB. Mesmo se os dados terminarem, a velocidade da internet é reduzida para 128 kbps (megabits por segundo) —abaixo da média atual da internet brasileira, de 1 Mbps. Ela pode ser suficiente para receber mensagens de texto no WhatsApp mas será mais difícil baixar fotos e vídeos, por exemplo.

Os créditos são cumulativos para os meses seguintes, mas têm prazos de validade indicados no aplicativo da Veek. Após o período, eles ainda ficam "congelados" por dez dias e é possível recuperá-los com uma recarga.

Também estão disponíveis planos mensais (R$ 15) ou semanais (R$ 5) para bloquear apenas a exibição dos vídeos, sem a recarga de dados móveis.

Onde está disponível?

A expectativa da Veek é conseguir operar em todo o Brasil já nos próximos dois meses. No momento, os DDDs atendidos pela operadora são:

  • Amazonas: 92 e 97
  • Bahia: 71, 73, 74 e 75
  • Goiás e Distrito Federal: 61
  • Maranhão: 98 e 99
  • Minas Gerais: 31
  • Paraná: 41, 42, 43, 45 e 46
  • Rio de Janeiro: 21, 22 e 24
  • Rio Grande do Sul: 51, 53, 54 e 55
  • São Paulo: 11, 12,13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19

Comunicação via app

Para a empresa, um diferencial será o modelo de interação entre a operadora e os clientes. Toda a comunicação está focada no app, com o controle de uso dos gigacoins, recarga dos planos e suporte.

O atendimento ao cliente é realizado por uma assistente virtual, chamada Vic, desenvolvida por inteligência artificial (IA). Este mesmo sistema será a base para uma tecnologia, que ainda está em testes, para ajudar no direcionamento dos vídeos aos clientes. A ideia é exibir anúncios que façam sentido para o perfil de cada cliente.