PUBLICIDADE
Topo

Saiba como recuperar um celular esquecido no Uber, 99 e Cabify

Se motorista achar o celular no Uber, Cabify ou 99, passo a passo para devolução é simples - Arte UOL
Se motorista achar o celular no Uber, Cabify ou 99, passo a passo para devolução é simples Imagem: Arte UOL

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

24/02/2020 04h00

Sem tempo, irmão

  • Telefones celulares estão no topo da lista de objetos esquecidos por usuários
  • Na Uber e na Cabify, contato com motorista também pode ser realizado por site da empresa
  • Na 99, contato deve ser realizado por aplicativo instalado em outro celular
  • Empresas não se responsabilizam por itens pessoais deixados no interior dos veículos

Ninguém é de ninguém, nem os celulares? A chegada do Carnaval é um evento que aumenta o número de viagens com motoristas de aplicativos. Por tabela, eleva também o número de itens esquecidos nos carros. De acordo com a Uber, os smarpthones estão no topo da lista de objetos perdidos pelos usuários, e isso aumenta ainda mais nos dias da folia.

Mas sem pânico: o passo a passo para recuperar o celular é relativamente simples.

1) Converse com o motorista

Ao retomar o contato com o motorista do app, ele poderá ajudar a identificar o objeto dentro do veículo o quanto antes e combinar um horário e local para a devolução do telefone.

2) Se achou, combine a devolução

O acesso à conta Uber deve ser feito através do aplicativo, usando outro celular, no menu "Suas viagens" ou na página de ajuda do app. Uma taxa de devolução será cobrada do usuário pelo aplicativo, que garante que o repasse dela é integral ao motorista.

Caso o telefone não seja recuperado em até 24 horas, a Uber aconselha que o usuário entre em contato pela central de atendimento.

A Cabify também funciona de maneira similar. Você pode solicitar ajuda no aplicativo via menu "Viagens" ou pelo site da empresa. Será preciso preencher um formulário e deixar um telefone para contato. A tratativa de recuperação de celular com o motorista será feita pela própria plataforma.

Já na 99, você deve tentar entrar em contato com o motorista via aplicativo em até 72 horas. Faça o login em outro celular e procure pelo menu "Corridas". Caso a viagem tenha mais de três dias, o contato terá de ser feito via central de atendimento.

Embora as empresas tentem ajudar na recuperação de objetos esquecidos, as três empresas ressaltam que os itens pessoais são de responsabilidade dos próprios usuários e não se responsabilizam pela integridade dos objetos deixados nos veículos de motoristas parceiros.

Veja o passo a passo de cada empresa abaixo:

Uber

O passo a passo abaixo deve ser feito pelo aplicativo de um outro celular.

1. Faça login em sua conta digitando o email ou número de celular e a senha;
2. Entre no menu e, em seguida, em "Suas viagens";
3. Selecione a viagem e aperte a opção "Itens perdidos";
4. Clique em "Entrar em contato com o motorista sobre um item perdido";
5. Seu telefone conectará o usuário diretamente ao número do celular do motorista;
6. Se o motorista atender e confirmar que o celular foi encontrado, combine um horário e local para recuperá-lo que sejam convenientes para ambos;
7. Se o motorista não atender, deixe um recado na caixa postal descrevendo o item e informações de contato, para que o motorista possa contatá-lo facilmente.

Já o passo a passo abaixo deve ser feito direto no site da Uber:

1. Faça login em sua conta digitando o email ou número de celular e a senha;
2. Acesse a área de Ajuda;
3. Selecione a viagem e clique em "Itens perdidos" e depois em "Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido";
4. Digite um número de telefone para que o usuário possa ser conectado o motorista;
5. Repita os itens 6 e 7 do passo a passo anterior

Caso o usuário não consiga entrar em contato com o motorista em até 24 horas após a viagem, a Uber aconselha usar a central de atendimento no menu "Itens Perdidos" e "Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido".

Cabify

Passo a passo pelo aplicativo de um outro celular:

1. Selecione "Viagens" e depois "Anteriores";
2. Selecione a viagem na qual acha que perdeu seu objeto;
3. Clique em "Comunicar um problema" e em seguida em "Problema com uma viagem ou cobrança";
4. Clique em "Objeto perdido" e preencha o formulário.

Passo a passo direto no site:

1. Acesse cabify.com/pt-BR e inicie sessão com seu usuário e senha;
2. Clique em "Viagens" e depois em "Anteriores";
3. Repita os itens 2 a 4 do passo a passo anterior

Depois de preencher o formulário, a Cabify entrará em contato para informar como proceder e como recuperar o objeto caso tinha sido encontrado.

99

Passo a passo pelo aplicativo de um outro celular:

1. Em Menu, clique em "Corridas";
2. Selecione a corrida em que você esqueceu o objeto e clique em "Ajuda";
3. Escolha a opção "Esqueci um item no carro";
4. Descreva o item perdido e clique em "Enviar";
5. Um botão aparecerá para efetuar uma chamada ao motorista.

Caso a corrida tenha mais de 72 horas, a opção "Clique para contato com nosso atendimento" aparecerá. Assim, a 99 intermediará o contato entre o motorista e o usuário.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Transporte