Topo

Planeta 'gigante bebê" é descoberto por cientistas perto do Sistema Solar

Arte do planeta 2MASS 1155-7919 b e sua estrela mãe - Reprodução/NASA/JPL-Caltech/R. Hurt
Arte do planeta 2MASS 1155-7919 b e sua estrela mãe Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/R. Hurt

De Tilt

13/02/2020 17h53

Um planeta gigante recém-nascido que está próximo ao planeta Terra foi descoberto por cientistas Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos.

A estimativa, segundo os astrônomos, é que 2MASS 1155-7919 b esteja a 330 anos-luz de distância do Sistema Solar —o que é considerado perto pelos especialistas—, mais precisamente na Associação Epsilon Chamaeleontis.

O novo planeta foi descrito como escuro, frio e com cerca de 10 vezes a massa de Júpiter. A expectativa é que ele forneça aos pesquisadores novas formas de estudar a formação de corpos celestes gasosos.

Para Annie Dickson-Vandervelde, estudante de doutoramento em astrofísica e tecnologia da West Columbia e responsável pelo artigo, o planeta deve ser considerado um "bebê" por conta de suas características.

Annie ainda salientou que os outros planetas encontrados pela missão Kepler quase sempre são "planetas antigos". Segundo ela, este é apenas o quarto ou quinto exemplar de um planeta gigantesco localizado tão distante da órbita de sua estrela mãe.

Os cientistas ainda não conseguiram desvendar o mistério de como o planeta sobreviveu tão longe de sua estrela, que tem apenas 5 milhões de anos — o Sol, por exemplo, tem 4,5 bilhões de anos.