Topo

Não vá se perder! Google Maps ganha banho de design; veja o que muda

Google Maps é um dos aplicativos mais usados para navegação  - Estúdio Rebimboca/UOL
Google Maps é um dos aplicativos mais usados para navegação Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Helton Simões Gomes

De Tilt, em São Paulo

06/02/2020 08h00

O Google Maps está fazendo 15 anos. Para comemorar a data, o aplicativo de mapas mais famoso do mundo foi redesenhado para mostrar que ele pode fazer mais do que mostrar como ir do trabalho para casa sem se perder no caminho. Até o ícone da ferramenta na Google Play e App Store irá mudar.

Pouca coisa do que você verá no aplicativo a partir desta quinta-feira (6) não existia antes. Muitas das funções que ganham destaque agora já estavam lá, mas escondidas em algum canto. Mas há algumas novidades, como as que passarão a ser informadas sobre transporte público (faz calor ou frio? Tem espaço reservado para mulheres? É seguro?) e uma simplificação no live view, o guia em realidade aumentada.

Em uma rara entrevista a jornalistas, Jen Fitzpatrick, vice-presidente para o Google Maps, explica que a mudança foi feita porque as pessoas passaram a buscar informações cada vez mais complexas no aplicativo.

A expectativa das pessoas sobre o que o Maps pode fazer e o tipo de questões que podemos responder está mudando e evoluindo. As pessoas costumavam perguntar coisas simples, como o nome de um restaurante, o telefone de um lugar ou o link para um site. Hoje, nós vemos as pessoas fazendo questionamentos longos, como, 'qual é a melhor pizzaria daqui até meu hotel?', 'quais são os melhores pratos do menu?', 'se eu for agora, estará cheio e terá fila?'.

A resposta correta a essas perguntas, diz a executiva, pode ser o que fará alguém ir a um determinado restaurante ou optar por outro.
Só que antes de fornecer alguma orientação aos usuários, o Maps coleta uma quantidade incrível de dados. E o processamento dessas informações, assim como a exibição dos resultados, parecia não estar agradado ao Google.

Por exemplo: somente no ano passado, foram adicionados mais estabelecimentos comerciais à plataforma do que em seus primeiros 10 anos de existência. Ao todo, são 200 milhões de restaurantes, lojas, farmácias e por aí vai. Mas você via os lugares adicionados recentemente?

Outro exemplo. Muitos desses locais eram incluídos graças ao trabalho de guias locais. São mais de 120 milhões de voluntários em todo mundo. Juntos, eles fazem 20 milhões de modificações todos os dias. Isso é algo que qualquer um pode fazer, mas provavelmente você não sabe disso.

Ainda dá para ver o trânsito?

Maps: dia - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Google Maps: aba 'Dia a dia'
Imagem: Divulgação/Google

Quando a atualização começar a ser feita, a mudança mais visível será no rodapé. As três abas atuais, "Explorar", "Dia a Dia" e "Para você", passarão a ser cinco, "Explorar", "Dia a Dia", "Salvos", "Contribuir" e "novidades".

Em "Explorar", você continua a poder procurar por endereços e traçar rotas para chegar até ele usando diferentes tipos de transporte.

A aba "Dia a Dia" mostra deslocamentos que costumam ocorrer corriqueiramente — Da casa para o trabalho, de casa para a academia etc. Antes, esses trajetos eram mostrados isoladamente. Agora, passarão a ser mostrados no mesmo mapa.

Onde estarão os lugares que eu salvei?

Maps: salvos - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Google Maps: aba 'Salvos'
Imagem: Divulgação/Google

Uma das novidades, a aba "Salvos" reunirá boa parte das interações que um usuário tiver com um estabelecimento. Estarão lá as listas de lugares favoritos e daqueles a serem visitados. É por lá que se encontra também os locais aos quais você já foi — sim, o Maps registra isso.

Aqui entra estará uma função que o Google quer transformar na missão do Maps no futuro: integrar o virtual ao físico. Será possível fazer reservas em restaurantes pelo app. As confirmações serão reunidas na aba "Salvos".

Mais ou menos como já ocorre em redes sociais, será possível seguir estabelecimentos comerciais. Desta forma, as novidades (um prato ou drinque novo, por exemplo) serão informadas aos seguidores por meio de notificações.

Dá para continuar a mexer no mapa?

Maps: contribuir - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Google Maps: aba 'Contribuir'
Imagem: Divulgação/Google

Outra das novas abas, "Contribuir" era um item que já constava no app. Achá-lo, no entanto, não era simples. É essa área que reúne todas as contribuições de conteúdo feitas por um usuário no Maps.

Podem ser feitas desde coisas simples, como avaliar um restaurante ou adicionar fotos de um prato, até mais complicadas, como editar ruas e avenidas ou incluir localidades.

O Google também criou uma categoria de contribuições, voltada para mostrar o conforto ou a segurança de um local. A começar pelo transporte público, será possível indicar se o trem ou ônibus que percorre determinado trajeto é frio ou muito quente, se reserva áreas específicas para mulheres, se possui câmeras ou seguranças.

Como usar o Maps para conhecer a região?

Maps: novidades - Divulgação/Google - Divulgação/Google
Google Maps: aba 'Novidades'
Imagem: Divulgação/Google

A aba "Novidades", talvez a mais ilustre desconhecida do Maps, foi reorganizada. Ela vai reunir locais recomendados a um usuário, conforme os estabelecimentos que ele já visitou. Para isso, usará o recurso de aprendizado de máquina "Combina com você", que funciona como um Tinder gastronômico. Ele indica a chance de você gostar de um restaurante com base no seu histórico.

Outro detalhe que ficará mais evidente são as indicações dos guias locais. As dicas dos usuários que ganham mais pontos fazendo avaliações em uma região ganharão posição de destaque. E será até possível segui-los. A cada novo review, você recebe uma notificação.

Aqui também estarão as mensagens enviadas a estabelecimentos comerciais. Sim, já era possível fazer isso no Maps, mas era duro de achar.

O que aconteceu com os trajetos em 3D?

Outra função que foi melhorada é a função Live View. Ela já mostra rotas em realidade aumentada, ou seja, posiciona indicadores digitais sobre as imagens do mundo captadas pela câmera do celular. Basta apontar o celular para uma direção e surgirão sinais na tela indicando que caminho tomar para chegar ao destino solicitado.

Agora, a informação do que fazer em seguida será dada de forma mais clara. O Maps também mostrará qual a distância entre você e o destino final.