Topo

Detesta BBB? Então aprenda a bloquear conteúdo do reality show

Existe várias formas de bloquear o máximo possível de conteúdo do BBB - divulgação
Existe várias formas de bloquear o máximo possível de conteúdo do BBB Imagem: divulgação

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

22/01/2020 13h56

Se tem algo capaz de dividir o Brasil no início do ano é o reality show Big Brother Brasil. Se a ideia de colocar pessoas confinadas em uma casa era inovadora em 2002, quase 20 anos depois tem muita gente que não apenas cansou do programa, mas não suporta ver nada relacionado a ele.

Caso você seja uma dessas pessoas, eu trago boas notícias: é possível configurar algumas redes sociais e o seu navegador para manter distância de publicações, links e notícias referentes ao BBB.

Tudo que você vai precisar é de um pouquinho de paciência. E, de preferência, usar o navegador Google Chrome.

Reunindo palavras-chave

O primeiro passo é, de longe, o mais chato: fazer uma listinha de palavras-chave relacionadas ao Big Brother (como "paredão", "prova do anjo", "eliminado", "líder" etc.), além de hashtags prováveis como #BBB ou #BBB20.

Vale incluir nesse pacote o nome dos participantes (que você encontra aqui) além de pessoas relacionadas ao programa, como o apresentador Tiago Leifert.

E depois?

Feita a lista, agora é hora do segundo passo.

Caso você use o navegador Google Chrome, a tarefa de bloquear conteúdo relacionado ao Big Brother é bem mais simples: basta instalar a extensão "Chega de BBB".

Para isso, vá até a loja de apps do navegador e procure pelo nome do complemento.

Bloquear BBB: 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma vez instalado, um botão referente ao complemento aparecerá ao lado da barra de endereços do navegador. Ao clicar nele, é possível definir algumas preferências— inclusive, adicionar a lista de palavras que você fez e excluir sites do filtro.

Bloquear BBB: 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Com a extensão funcionando, o conteúdo referente ao reality show será substituído por pequenas imagens. Não é algo necessariamente bonito, mas ao menos te deixa longe de conteúdos relacionados ao BBB 20.

Filtro mais preciso

A extensão acima tende a resolver a maioria dos casos e vale para redes sociais como o Facebook, que trazem função de filtragem de palavras.

No caso do Twitter, no entanto, é possível ir além e configurar a rede para não exibir determinados conteúdos.

Para tal, no site do Twitter basta clicar em "Mais", na esquerda da tela, e depois em "Segurança e Privacidade", "Preferências de conteúdo", "Silenciado" e, por fim, em "Palavras silenciadas".

Na próxima tela, basta clicar no sinal de "+" e criar a sua lista de palavras.

Bloquear BBB: 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

E os vídeos?

Para ficar "a salvo" do BBB também no YouTube, vamos usar uma outra extensão do navegador Chrome: a Video Blocker.

O procedimento é mesmo: ir até a loja de aplicativos do navegador e instalar o complemento.

Uma vez que ele esteja funcionando e o ícone dele aparecer ao lado da sua barra de endereços, basta configurá-lo com as palavras-chaves escolhidas e ele estará pronto para funcionar.

Bloquear BBB: 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

E no celular?

Se a sua ideia é bloquear conteúdo no celular, bem, a situação é um pouco mais complicada. O filtro configurado no Twitter também funcionará no app para smartphones, porém os demais conteúdos continuarão aparecendo.

Uma solução seria usar apps de bloqueio, como o Spoilers Blocker no Android, que funciona bloqueando parcialmente os conteúdos.

Os iPhone e iPad também têm um app do tipo, o Spoiler Block. A questão é que, ao menos durante o teste para a produção deste texto, o aplicativo simplesmente não funcionou.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS