Topo

Facebook, Uber e Spotify: confira apps mais leves para ter no celular

Facebook Lite - Reprodução
Facebook Lite Imagem: Reprodução

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

13/01/2020 04h00Atualizada em 13/02/2020 22h40

O seu celular anda travando e sem cara de bons amigos? Um dos motivos para isso pode ser a falta de espaço na memória interna. Logo, a solução aí vai ter que ser obrigatoriamente fazer uma boa limpeza no aparelho, apagando fotos, vídeos, áudios, aplicativos e outros possíveis excessos.

Bom, no último caso talvez não seja tão necessário assim. Você sabia que existem apps mais leves de programas bem populares? O internauta Hugo Siqueira cantou a bola do Facebook Lite, que usa menos dados e é mais leve para ser instalado.

Inspirados na dica, reunimos a seguir outros aplicativos — do Uber, Spotify e mais— que foram criados para quem precisa economizar dados (sim, eles consomem menos) e ganhar espaço no telefone.

Características gerais das versões "Lite":

  • São mais leves
  • Ocupam menos espaço no celular
  • O download é mais rápido
  • Economizam dados de internet
  • Não exigem conexões de internet rápidas para funcionar
  • Possuem algumas limitações, mas funcionam com os principais recursos das versões "normais".

Facebook Lite

O app disponibiliza os mesmos recursos, como linha do tempo dos contatos, fotos, vídeos, notificações de curtidas e comentários, status. Mas tem um visual mais limpo e sem tantos detalhes coloridos em relação ao original.

Facebook Messenger Lite

O aplicativo de conversas com usuários do Facebook funciona como o seu irmão mais velho. Mas só possui 10 MB na hora do download. É possível enviar mensagens de texto, voz e vídeo. Mas, não possui buscas de GIFs e nem todos os joguinhos funcionam dentro dele.

Uber Lite

Até o Uber entrou na onda. Ele tem só 5 MB e ocupa pouco espaço no celular. Foi criado para funcionar apenas no Android. Os pedidos de viagem são bem parecidos com a versão mais robusta.

Spotify Lite

Funciona basicamente igual ao Spotify padrão, mas permite ouvir músicas e podcasts com a qualidade mais simples possível. Ele foi criado com foco em usuários com planos de dados mais limitados.

Twitter Lite

Os fãs do Twitter podem comemorar, pois ele também possui uma versão mais enxuta. O arquivo de instalação só tem 3 MB. Um recurso interessante é a função economia de dados, que consome menos na hora de baixar imagens, vídeos e GIFs. No lugar do app fazer o download automático desses arquivos, o usuário escolhe exatamente qual conteúdo deseja abrir.

Google Go

O aplicativo de buscas do Google também tem sua versão mais leve (de 7 MB). Com ele, o usuário pode fazer pesquisas de textos, traduzir palavras e encontrar GIFs divertidos.

Segundo a empresa, os resultados de pesquisa conseguem poupar até 40% dos dados do usuário.

Por falar em Google, a empresa possui uma série de aplicativos "Lite":

Se tiver uma dica ou truque de tecnologia, envie para Tilt. A cada 15 dias publicaremos o passo a passo das sugestões feitas pelos internautas.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS