Topo

Sabia que câmera do seu celular pode até traduzir textos? Saiba como

O Google Tradutor pode te salvar - Getty Images
O Google Tradutor pode te salvar Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

26/08/2019 04h00

Quem nunca ouviu falar dessa função pode fazer um agradecimento especial ao internauta Nilson Ferreira, que compartilhou o "segredo" em seu comentário na matéria com dicas de como passar um texto do papel para o celular sem digitar nadinha.

Aproveitamos a ótima sugestão para montar um passo a passo bem didático de como a tradução funciona. E para começar baixe o aplicativo Google Tradutor.

Imagine que você vai precisar traduzir vários documentos no trabalho que estão em inglês. Ou então que você vai viajar a Grécia e está com aquele medo de não entender nada do idioma. Com certeza a dica dada por Ferreira vai salvar você em situações assim.

Como funciona?

O Google tradutor é um dos programas de tradução mais usados e tem a habilidade de "conversar" em diferentes idiomas. Do inglês, com os caracteres parecidos com o nosso português, ao árabe, russo, grego. Por aí vai.

  1. Instale o aplicativo do Google Tradutor em seu celular. Ele é gratuito e pode ser encontrado facilmente na Google Play e na Apple Store;
  2. Abra o aplicativo e selecione os dois idiomas que deseja na parte superior da tela;
  3. Vá no ícone da câmera, localizado no canto esquerdo, e selecione;
    Hack colaborativo: dica google tradutor - UOL - UOL
    Imagem: UOL
  4. Uma nova tela vai surgir. Agora você precisa alinhar o texto da imagem conforme as orientações exibidas;
    Hack colaborativo: dica google tradutor - câmera - UOL - UOL
    Imagem: UOL
  5. A tradução instantânea vai acontecer após alguns segundos.
    Hack colaborativo: Google tradutor - UOL - UOL
    Imagem: UOL

Facinho, não? A única ressalva é que as traduções nem sempre são perfeitas. Uma frase ou outra pode ficar sem sentido. Neste caso, vá pelo contexto geral da coisa.

Gostou da dica? Então, faça como o internauta.

Se você tiver alguma sugestão legal, comente abaixo ou nos mande uma mensagem direto no WhatsApp por meio do link https://wa.me/5511984064539.