Topo

Internet é tóxica? Os emojis mais usados no mundo contam outra história

Frequência de uso ajuda na aprovação de novos emojis - Getty Images/iStockphoto
Frequência de uso ajuda na aprovação de novos emojis Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

17/11/2019 12h38

Sem tempo, irmão

  • Corações e sorrisos dominam lista do consórcio Unicode de emojis mais usados
  • Lista conta com 18 níveis de popularidade, medidos a partir do campeão
  • Frequência de uso é uma das referências para aprovação de novos emojis

Positividade é a marca dos emojis usados com mais frequência. O consórcio Unicode, responsável pelo padrão de processamento, armazenamento e troca de textos em qualquer língua, divulgou no início de outubro a lista dos emojis mais populares ao redor do mundo. No pódio, só deu amor e alegria.

O ranking foi feito a partir da frequência média dos emojis em diversas fontes, com o agregação das variações de gênero e cor de pele em um único modelo. Partindo desse princípio, os três mais populares são o emoji de risada com choro (9,9%), seguido do coração vermelho (6,6%) e do sorriso com dois corações nos lugares do olho (4,2%).

Na lista dos emojis mais populares, o Unicode realizou uma divisão em 18 níveis. Além de amor e alegria, outros sentimentos que se destacam no perto topo são tristeza (dois rostos chorosos, mais o coração partido), gratidão (palmas, mãozinhas rezando) e sinalizações simples, como um "joinha".

emojis mais populares - Unicode Consortium/Divulgação - Unicode Consortium/Divulgação
O gráfico dos emojis mais populares do mundo, segundo o consórcio Unicode
Imagem: Unicode Consortium/Divulgação

A divisão em níveis foi feita com base em uma comparação à frequência do uso do emoji mais popular de todos. Todas essas medições são feitas pelo consórcio tem seus padrões analisados para ajudar nas decisões de padronização e implementação de futuros emojis.

"A previsão de frequência de uso é um fator chave para determinar se codificamos novos emojis e por isso é importante saber a frequência de uso dos existentes. Entendendo quão frequentemente emojis são usados ajuda a priorizar quais categorias devemos nos concentrar e quais emojis devemos adicionar ao padrão", explicou Mark Davis, presidente do consórcio Unicode.

A frequência de uso não é o único fator adotado pelo consórcio na hora de definir quais emojis novos serão lançados. Se você pensa que lançar emoji novo é brincadeira, dá uma olhada no tamanho desse arquivo (em inglês) com as regras para quem quer propor um novo rostinho sorridente para o teclado do celular.

É a partir desse processo que o consórcio aprova os novos símbolos. No início deste ano, por exemplo, houve o anúncio de 230 emojis, uma leva de novidades que trouxe mais representatividade de gênero e para deficientes.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS