Topo

Mensagens com a sua cara: aprenda a criar e usar memojis no iPhone

Memojis, os emojis personalizados da Apple - false
Memojis, os emojis personalizados da Apple

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

11/10/2019 04h00

Você provavelmente usa emojis o tempo inteiro, mas as carinhas amarelas são um tanto genéricas. Mas há alternativas em que você personaliza o emoji com suas feições, como o Bitmoji e o Dollify. Neste texto ensinaremos como usar os Memojis, os emojis próprios da Apple.

Com o lançamento do iOS 13, o Memoji —antes exclusivo dos iPhone com suporte ao Face ID —chegou para todos os aparelhos do iPhone 6S em diante. Ele permite que você crie um avatar à sua imagem e semelhança e use ele em aplicativos como o WhatsApp.

É simples criar um memoji. O primeiro passo é abrir o app Mensagens e criar uma nova mensagem, apertando sobre o ícone na parte direita superior da tela. Na próxima tela, na parte de baixo, clique sobre o ícone das três carinhas. Depois, vá sobre o símbolo de três pontos, à esquerda da tela, e depois em "Novo Memoji".

Memoji 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Daí em diante, é só deixar a criatividade tomar conta. É possível definir diversos aspectos do seu avatar. O primeiro deles é a pele. Dá para escolher cores pré-definidas, mas clicando em cada cor, uma barrinha ajusta tons.

Basta ir deslizando para esquerda ou direita para avançar ou voltar itens do Memoji. Abaixo, um exemplo com a pele.

Depois, temos penteado e sobrancelhas.

Pela ordem, vem os olhos, cabeça, nariz, boca, orelhas, pelos faciais, óculos e chapéus. Na aba de olhos, rolando a tela mais para baixo, dá até par escolher cílios.

O legal da boca é que dá para escolher, além do formato do lábio, tons de batom e até os dentes.

Ao final, basta clicar em OK no alto. A tela seguinte mostrará seu Memoji em várias situações, como apaixonado, rindo etc.

Onde usar?

Vamos começar pelo WhatsApp. Uma vez que você criou o seu memoji, o iPhone vai transformá-lo em um pacote de figurinhas.

Para acessá-lo, faça o procedimento abaixo.

Outra opção, claro é usar no próprio aplicativo de mensagens do iPhone. Para isso, basta abrir o app e iniciar uma nova mensagem. Na parte de baixo da tela, clique sobre o ícone dos três rostinhos e você encontrará o seu memoji em diversas situações para ser usado.

Mas não é só isso: se o seu aparelho possuir o Face ID, também é possível gravar um vídeo curto com o seu memoji reproduzindo a sua expressão facial.

Para isso, clique sobre o ícone do macaquinho, escolha o seu memoji e, então, clique na bolinha vermelha para começar a gravar.

Depois da gravação, basta clicar na tecla azul e enviar para o contato selecionado. Essa versão animada, porém, só pode ser usada no app de mensagens do iPhone.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS