Topo

Não conseguiu o filtro do cachorro? Ele foi atualizado com uma solução

Sasha Dog, o cachorro caramelo preferido do Brasil - Reprodução
Sasha Dog, o cachorro caramelo preferido do Brasil Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

De Tilt, em São Paulo

19/10/2019 13h41

Sem tempo, irmão

  • Criador do "filtro do doguinho" lançou alternativa para quem não conseguiu antes
  • Nova versão do filtro não requer mais giroscópio, peça ausente em alguns celulares
  • Italiano ainda está lidando com o sucesso e assédio dos brasileiros

Sim, o Brasil ainda não superou o Sasha Dog, filtro de Instagram que andou bombando nos últimos dias. Se você tem acompanhado o caso, deve ter visto que o criador do filtro, o italiano Antonio Ruggiero, estava trabalhando em uma solução para os celulares que ainda não estavam conseguindo acessá-lo. E parece que conseguiu.

Neste sábado (19), o próprio Antonio confirmou a mudança em entrevista ao Tilt. Além disso, a instagrammer mineira Nati Moreira —amiga de Antonio e que está atuando a pedido dele como uma "porta-voz" brasileira sobre Sasha Dog— anunciou em seus Stories que o filtro foi atualizado, e Antonio repostou os vídeos dela em seus Stories também.

A dupla diz que já recebeu alguns relatos de usuários que tiveram sucesso. Os pré-requisitos seriam atualizar tanto o app do Instagram quanto a versão mais recente do respectivo sistema operacional: Android 10 ou iOS 13 (em iPhones).

No caso do Android, é mais complicado. Afinal, o sistema do Google é mais fragmentado e modificado por diversas fabricantes de celulares (Samsung, Motorola, LG, Asus, Huawei, Xiaomi etc) e por isso pouca gente tem o Android 10 até o momento.

As primeiras informações sobre quem tem Android 9 ou anteriores é que algumas pessoas conseguiram apenas atualizando o Instagram, e outras não. Os motivos disso estão sendo pesquisados por Antonio. "Eu acho que é algo correlacionado com o cache do aplicativo", suspeita.

Como ele conseguiu?

Antonio estava trabalhando na solução há alguns dias e explicou como o sistema de filtro do Instagram funciona. "Ele mostra o filtro "melhor" que funciona no seu telefone. Portanto, se você tiver um giroscópio, verá a versão 'antiga', pois requer mais recursos. Caso contrário, você verá a nova versão".

O filtro original requer uso de giroscópio, sensor usado para indicar as mudanças de direção de um objeto em movimento. Mas essa peça não está presente em todos os celulares. Agora o desenvolvedor conseguiu criar uma versão de Sasha que não tem mais esse requisito e que celulares mais simples terão acesso, ao mesmo tempo que o filtro antigo [que requer giroscópio] continua lá.

Ele também contou como está lidando com o sucesso e o assédio de brasileiros. Por enquanto, as pessoas [que não haviam conseguido acessar o filtro]estavam apenas tristes, mandando emojis para mim. Alguns perguntam exatamente por que não funciona. Mas todo mundo me agradece".

Ele chegou a ser procurado até mesmo em outro app mais familiar aos brasileiros. "Algumas crianças me ligaram no WhatsApp. Três crianças, eu acho. Eu não respondi a eles, pois o primeiro problema é o idioma. Eles certamente começam a falar em português", conta.

Como usar o filtro?

Caso você esteja lendo esse texto por meio do seu celular, basta clicar no link do filtro do cachorro que você será redirecionado automaticamente para a câmera dos Stories do Instagram com o filtro já ativo.

Caso esteja lendo pelo computador, é necessário enviar o link para que possa ser aberto no celular (WhatsApp Web, Facebook Messenger, navegador do celular, etc). E, em alguns casos, como o Messenger, pode ser que direcione para outra página solicitando permissão. Nesse caso, basta clicar em "Abrir no Instagram", depois "Continuar" e por fim "Abrir".

Reprodução
Imagem: Reprodução

Salvando o filtro

Para salvar o filtro e conseguir usar sempre que quiser, é fácil. Assim que você entrar na câmera, logo abaixo do botão de tirar foto vai ter o nome do filtro. Clique sobre ele. Um menu vai aparecer com a opção "Salvar na câmera" à esquerda. Toda vez que entrar na câmera dos Stories os filtros salvos aparecem à esquerda do botão de tirar foto.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois disso, é só sair colocando o cachorro brasileiro no local que você quiser.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Redes sociais