Topo

Chegou com falha: iOS 13 permite ver contatos sem desbloquear iPhone

Falha deve ser corrigida em atualização, mas celulares ficarão vulneráveis por um tempo - Estúdio Rebimboca/UOL
Falha deve ser corrigida em atualização, mas celulares ficarão vulneráveis por um tempo Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Felipe Germano

De Tilt, em São Paulo

20/09/2019 11h43Atualizada em 20/09/2019 13h34

A Apple lançou publicamente o iOS 13 nesta quinta-feira (19), mas o youtuber Jose Rodriguez, um dos desenvolvedores que conseguiram acesso antecipado ao novo sistema operacional, descobriu como acessar os contatos de um iPhone sem ter nem que desbloquear o aparelho.

O truque, que você pode ver abaixo, consiste em aproveitar das brechas que a segurança abre quando você recebe uma ligação no FaceTime. Recusando a ligação e selecionando uma mensagem customizada para justificar a negativa, o hacker consegue visualizar os contatos de um iPhone sem nunca ter que digitar uma senha.

Rodriguez afirma que avisou a Apple sobre o bug em 17 de julho, em versões preliminares do novo iOS, mas que ele continuou funcionando na Golden Master, a última atualização antes do lançamento.

O erro parece ter sido corrigido, no entanto, na primeira atualização pós-lançamento, a iOS 13.1 - que está planejada para ser lançado na próxima terça-feira, 24 de setembro. Isso significa que iPhones ao redor do mundo estarão expostos à falha até essa data.

Tilt procurou a Apple, que afirmou não ter informações sobre o caso.

Rodriguez não é estranho a encontrar falhas de seguranças em iPhones. Seu canal no YouTube, videosdebarraquito, mostra alguns outros truques que podem ser explorados por hackers. Entre eles, um que ganhou fama no ano passado, ao mostrar que celulares iOS 12 também poderiam revelar os contatos armazenados, sem a necessidade de uma senha.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Mais Apple