Topo

Como migrar do iOS ao Android e vice-versa? É mais fácil do que parece

Apple tem um app para Android que realiza toda a migração - Estúdio Rebimboca/UOL
Apple tem um app para Android que realiza toda a migração Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt

20/09/2019 04h00

O mês de setembro foi agitado no mundo dos sistemas operacionais, com os lançamentos do Android 10 e do iOS 13. As notícias podem ter encorajado você a comprar um smartphone com um sistema operacional diferente. Ir de um iPhone para um aparelho Android (e vice-versa) pode ser estressante, se considerarmos o período de aprendizado entre sistemas.

A boa notícia é que, em termos práticos, a migração de sistema operacional é algo simples. Alguns problemas serão difíceis de contornar --por exemplo, o backup de WhatsApp entre iOS e Android não "conversam" entre si. Mas coisas mais pessoais, como agenda de contatos, fotos e afins, são passíveis de uma migração mais suave.

Rumo ao iPhone

Se você tem um celular Android e resolveu conhecer de forma mais íntima o que que o iPhone tem, o primeiro passo é entrar no Google Play e baixar o app Move to iOS.

Desenvolvido pela própria Apple, esse aplicativo permite transferir contatos, agenda, SMS e arquivos como fotos e outras mídias presentes no armazenamento do seu Android diretamente para o iPhone.

Move to iOS 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para começar a transferência, é importante que ambos os aparelhos estejam conectados na tomada e na rede Wi-Fi.

Primeiramente, pegue o seu novo iPhone e, na tela de configurações iniciais, escolha a opção "Aplicativos e Dados" e, depois, "Migrar Dados do Android".

É importante notar que isso só funcionará durante o procedimento de configuração inicial do iPhone. Caso o aparelho já esteja em uso, a única forma de fazer a transferência seria reiniciando completamente o aparelho.

Move to iOS 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois de escolher a opção citada acima no iPhone, haverá uma tela com um código. Basta digitar ele no Android e dar seguimento ao processo. Nas telas a seguir, você também poderá escolher quais dados você deseja transferir para o iPhone.

Esse procedimento irá transferir os dados principais do Android para o iPhone. No entanto, alguns itens, como músicas, podem demandar procedimentos específicos. O site da Apple traz detalhes sobre como fazer a transferência em questão.

migrarcelular1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Adeus, iPhone

Se a ideia é se aventurar em território do Google, o primeiro passo a ser feito no seu iPhone velho de guerra será colocar tudo o que for possível em armazenamento na nuvem. Especificamente no Google Drive.

Para isso, entre na App Store e baixe o Google Drive. No aplicativo, clique nos três traços no canto superior esquerdo, depois em "Configurações" e "Fazer Backup".

Na próxima tela é possível escolher quais itens você deseja fazer backup: contatos, eventos de agenda e fotos e vídeos. Uma vez que tenha selecionado tudo que desejar, clique em "Iniciar o backup". O ideal é que o aparelho esteja conectado ao carregador e ao Wi-Fi. O processo em si tende a demorar um bocado.

Assim que o processo acabar, basta fazer login no seu novo Android e os itens serão importados automaticamente.

Dicas gerais

Esteja você indo para um iPhone ou para um Android, é importante prestar atenção em algumas dicas gerais.

A primeira delas é executar uma boa faxina no aparelho antigo antes de migrar para o novo. A razão para isso é que, assim, você evita transferir "tranqueiras", como aquele monte de memes salvos no WhatsApp ou arquivos você não usa.

E, por falar no WhatsApp, o backup do aplicativo feito em um celular Android não é compatível com a versão iOS do app e vice-versa. Não há uma solução oficial para resolver essa questão, restante aos usuários dependerem de aplicativos de terceiros, como o Wondershare dr.fone.

Outra saída é exportar as mensagens via e-mail em seu aparelho antigo, permitindo que elas sejam lidas em arquivo de texto. Não é o ideal, mas é melhor do que nada.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS