Topo

Região Sul e interior despontam como polo das melhores startups do país

Virando tendência? Sul do país e interior abrigam startups consideradas "atraentes" ao mercado corporativo - Sorbetto/Getty Images
Virando tendência? Sul do país e interior abrigam startups consideradas "atraentes" ao mercado corporativo Imagem: Sorbetto/Getty Images

Jacqueline Lafloufa

Colaboração para o UOL

18/07/2019 08h34Atualizada em 19/07/2019 11h38

Resumo da notícia

  • São Paulo segue sendo a principal cidade para desenvolver inovações tecnológicas
  • No entanto, um ranking mostrou que a região Sul e cidades do interior do país vêm ganhando espaço
  • Estar perto de parques tecnológicos e universidades são algumas razões para a descentralização

São Paulo continua sendo a principal cidade para o desenvolvimento de inovações tecnológicas, mas as capitais do Sul e as cidades do interior do Brasil estão ganhando força. É o que mostra o mais recente ranking das startups mais atraentes para o mercado corporativo, da Open Startups.

Criado a partir da análise de 14 mil avaliadores advindos de mais de 800 grandes empresas que se relacionam com startups, a 4ª edição do ranking da Open Startups destacou quatro diferentes rankings dentro das categorias "Startups de Tecnologia", que incluem iniciativas relacionadas a big data, visão computacional, internet das coisas, realidade aumentada e realidade virtual.

Das 40 empresas listadas nas categorias, 15 delas têm sede na cidade de São Paulo, mas há um notável movimento de descentralização, alavancado pela presença de startups sediadas na região Sul, com 12: o Paraná concentra metade delas (seis startups), seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com três cada. Minas Gerais é representada por 5 startups nas categorias de tecnologia, a maioria com sede na capital Belo Horizonte.

A "interiorização" é outro ponto que chama a atenção da lista: várias startups com sede em cidades menores foram citadas, especialmente pela proximidade de parques tecnológicos, universidades ou grandes clientes. É o caso da paranaense Imersys, que atua com produção de conteúdo imersivo com realidade aumentada, virtual ou mista. "Decidi vir para Foz do Iguaçu pela qualidade de vida e também pela proximidade de dois dos nossos principais clientes, Itaipu Binacional e Grupo Cataratas", conta Igor Sales, fundador e CEO da startup.

Por que elas crescem?

A Autaza, de São José dos Campos (SP), que desenvolve sistemas de inspeção de qualidade para as indústrias usando visão computacional, enxergou a possibilidade de o negócio crescer dentro do parque tecnológico da cidade. A parceria com uma grande indústria automotiva presente na região também foi um dos principais incentivos para a escolha do local para a sede. "Além de oferecer um espaço físico adequado para as atividades da empresa, o parque tecnológico atrai clientes, parceiros e também estudantes das universidades da região para serem nossos colaboradores", explica Jorge Gripp, um dos fundadores da startup.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos reúne diversas instituições voltadas ao desenvolvimento técnico-científico do país - Elaine Kawabe/UOL - Elaine Kawabe/UOL
O Parque Tecnológico de São José dos Campos reúne diversas instituições voltadas ao desenvolvimento técnico-científico do país
Imagem: Elaine Kawabe/UOL

A busca dos fundadores por se manterem em suas cidades natais ou buscarem maior qualidade de vida também foi citada por muitos responsáveis pelas startups entrevistados pelo UOL Tecnologia. A prestação de serviços essencialmente digitais também amplia a possibilidade de se instalar fora das capitais.

A EEmovel, plataforma que oferece soluções de Big Data e inteligência artificial para o mercado imobiliário, foi uma delas: "Empresas tecnológicas podem estar em qualquer lugar. Nossas interações com os clientes acontecem online, por isso a maior parte da nossa equipe se encontra hoje em Cascavel (interior do Paraná), gerando oportunidades e desenvolvendo a comunidade local", diz um responsável pela startup.

Renato Rodrigues, fundador da Banib Conecta - que oferece uma plataforma de criação de passeios virtuais em 360° -, diz que o único problema é superar o ceticismo dos clientes locais, que desconfiam que "santo de casa faz milagres". Com a startup sediada no parque tecnológico de Sorocaba, interior de São Paulo, ele acredita que não precisa estar na capital para conquistar clientes, mas ainda visita a cidade cerca de três vezes por semana para cuidar do negócio, que acabou de ganhar uma filial na maior cidade do país, localizada no CIETEC da USP. "Precisamos fazer networking e ganhar esse status [da capital]", confessa.

Veja a lista completa das startups das categorias de tecnologia e as suas cidades-sede:

Ranking Top Big Data:

  1. Flowsense - São Paulo, SP
  2. Looqbox - São Paulo - SP
  3. SVA Tecnologia e Sistemas S.A. - São Paulo - SP
  4. Oficina de Valor - São Paulo - SP
  5. Aquarela Analytics - Florianópolis - SC
  6. 42 Codelab - Belo Horizonte - MG
  7. i4sea - Salvador - BA
  8. Enacom - Belo Horizonte - MG
  9. KCollector - Contagem - MG,
  10. EEmovel - Cascavel - PR

Ranking Top Computer Vision:

  1. Pix Force - Porto Alegre - RS
  2. MVISIA - São Paulo - SP
  3. 4Vants Desenvolvimento de Tecnologia - Curitiba - PR
  4. NeuralMind - Campinas - SP
  5. AUTAZA - São José dos Campos - SP
  6. FullFace Biometric Solutions - São Paulo - SP
  7. Shelfpix São Paulo - SP
  8. Meerkat - Porto Alegre - RS
  9. Maply Tecnologia - Barueri - SP
  10. Levitar - São Paulo - SP

Ranking Top IoT:

  1. Novidá - São Paulo - SP
  2. LogPyx - Belo Horizonte - MG
  3. BYOND - Florianópolis - SC
  4. Sirros IoT - Novo Hamburgo - RS
  5. BrainYT - Belo Horizonte, MG
  6. Rentbrella - São Paulo - SP
  7. ProHauser Industrial IoT - São José dos Campos - SP
  8. Desh Tecnologia - São Paulo - SP
  9. BMS Tecnologia - Campinas - SP
  10. Prognosys - Sorocaba - SP

Ranking Top VR/AR:

  1. VRGlass - Curitiba - PR
  2. GoEpik - Curitiba - PR
  3. xGB - x Good Brains - São Paulo - SP
  4. MondoDX - São Paulo - SP
  5. Imersys - Foz do Iguaçu - PR
  6. Loox Studios - Curitiba - PR
  7. Viewy - Palhoça - SC
  8. Banib Conecta - Sorocaba - SP
  9. Media Glass - Rio de Janeiro, RJ
  10. VRMonkey - São Paulo - SP