Topo

Quer saber se seu controle remoto está funcionando? Use a câmera do celular

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

07/05/2019 04h00

Um problema comum da modernidade é saber se o controle remoto está sem bateria. Já ensinamos um truque para saber se uma pilha alcalina está perto de descarregar. Mas temos algo igualmente simples para saber se há energia suficiente para o controle funcionar.

É claro que o jeito mais óbvio de fazer isso é apontar o controle para a TV e testar os comandos. Porém, quando esse procedimento falha, bate na gente a dúvida: a pilha está fraca ou o controle remoto está com defeito?

Para verificar se o sinal dos comandos do controle está sendo enviado, temos uma ferramenta muito eficaz e à mão de todos: a câmera do seu smartphone.

Como funciona?

É simples: entre no app de câmera e comece a filmar (foi o que fizemos no vídeo aí de cima). Enquanto isso, aponte o topo do seu controle para a lente da câmera e aperte alguns botões. Se a lâmpada pisca ou acende, está ok.

Agora vamos responder a questão que deve ter passado pela sua cabeça: "por que não consigo ver a luz do controle, mas a câmera sim?"

A emissão de luz do controle remoto é infravermelha, gerada neste caso por uma radiação de ondas curtas. Esta, por sua vez, fica fora do espectro de luz que nossos olhos conseguem observar.

Já a câmera de vídeo consegue "observar" um espectro maior do que o de nossos olhos --outro exemplo disso é quando filmamos telas de TV, que ficam com "risquinhos" no vídeo. Assim, o LED de infravermelho do controle consegue ser captado pela câmera quando acende.

Nem todas as câmeras atingem o espectro do infravermelho. Por isso esta dica pode não funcionar com todos os tipos de câmeras.