Topo

Gostou do botão de chamar atenção no WhatsApp? Que pena, é falso!

Ícone do WhatsApp, o app de bate-papo mais usado do Brasil - Getty Images
Ícone do WhatsApp, o app de bate-papo mais usado do Brasil Imagem: Getty Images

Renan Dionisio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2019 14h51

As atualizações do WhatsApp sempre trazem novidades para tornar o app de troca de mensagens mais completo. Novos recursos incluídos recentemente levaram para dentro do serviço de bate-papo mais usado do Brasil os GIFs e as figurinhas, que viraram febre nos grupos.

Nesta semana, surgiram rumores sobre uma novidade a ser incluída na próxima versão do app: o WhatsApp estaria preparando uma forma de os usuários chamarem a atenção de alguém que estivesse ignorando suas mensagens. Antes de você comemorar ou começar a xingar os desenvolvedores do serviço, saiba de uma coisa: tudo isso é falso.

Quem chegou a usar o aposentado MSN, da Microsoft, talvez se lembre de um recurso chamado "chamar atenção". Com ele, era possível fazer com que a janela de conversa chacoalhasse enquanto sons eram emitidos nas caixinhas de som. O objetivo? Chamar a atenção da pessoa com quem você estava conversando -- ou somente irritá-la mesmo.

Já os rumores de que uma função semelhante chegaria ao WhatsApp não são sequer recentes: começaram em fevereiro de 2018. Na época, o site de humor 8Satire publicou um texto mostrando que esse recurso estaria em desenvolvimento pelo WhatsApp, mas não gerou tanta repercussão. Até esta segunda-feira (29).

Eu zapo, tu zapas: como a vida mudou em 10 anos de WhatsApp

Leia mais

Sim, mais de um ano após a publicação original, o portal italiano Hardware Upgrade não notou que o 8Satire é conhecido por produzir textos satíricos que podem facilmente ser confundidos com notícias verdadeiras e republicou a informação falsa da nova função do WhatsApp.

O portal ainda deu ares de mistério à nova função. Informou que que nem mesmo os usuários do programa teste teriam acesso a ela, porque o código estaria bem no início de seu desenvolvimento. Por si só, a inexistência de qualquer pessoa que poderia ter tido contato com a novidade já deveria ter acendido a luz amarela do portal, mas ele foi além.

Para a publicação italiana, o botão "chamar atenção" do WhatsApp faria o celular vibrar e emitir notificações sonoras, mesmo se a conversa estivesse silenciada ou ainda que o celular estivesse no modo silencioso.

A retomada de uma função que nasceu com o MSN gerou uma tremenda repercussão. Portais de notícia do mundo reproduziram a informação sobre o suposto novo botão. Mas tudo não passava de uma notícia falsa nascida a partir de um texto satírico que alguém levou a sério demais.

O veredicto sobre a inverdade veio do WABetaInfo, uma publicação que costuma fuçar o código do WhatsApp todas as vezes que o aplicativo libera uma nova versão de testes. "Isso é notícia. Nenhum recurso para cutucar está em desenvolvimento pelo WhatsApp", informou.

Um dos fatores que podem ter levado algumas pessoas a acreditarem na implementação desse recurso no WhatsApp é a similaridade de alguns recursos com o MSN, como os stickers animados.

Mais WhatsApp