Topo

Tecnologia testada pela NASA é usada para "acabar" com o chulé

iStock
Imagem: iStock

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

22/12/2018 12h19

Você sabe o que a NASA e o chulé têm em comum? Não muita coisa, mas uma startup nos Estados Unidos decidiu usar uma tecnologia testada pela Agência Espacial para resolver um problema que já deve ter ocorrido com 100% da população mundial (pelo menos uma vez na vida): usar um sapato em um dia de calor absurdo e no final ser inundado(a) por aquele cheiro horrível vindo dos pés.

"Eu nunca tive. Meus pés cheiram a roupinha de bebê". Olha, guarde essa mentirinha para o próximo 1º de abril. Quem sabe não cola?!

O "destruidor de odor de sapato" se chama Zorpads. A tecnologia por trás da neutralização do chulé - ou pelo menos por trás de suavizar o fedor- envolve pequenas palmilhas antibacterianas, que usam carbono para absorver os odores.

Tecnologia envolve pequenas palmilhas antibacterianas - Reprodução/Zorpads
Tecnologia envolve pequenas palmilhas antibacterianas
Imagem: Reprodução/Zorpads

O usuário coloca uma em cada par do sapato, sapatilha, tênis ou bota e ela absorve o chulé.

Eletrônicos (in)úteis, robôs e mais bugigangas...

Gadgets que queremos
Segundo a empresa, o material usado no produto é o mesmo que foi utilizado pela NASA para limpar o ar a bordo da Estação Espacial Internacional. A palmilha pode ser usada por até 60 vezes. O tempo final varia conforme o dia a dia do usuário.

Infelizmente, não encontrei o produto sendo vendido no Brasil. Mas, se você tiver um conhecido nos Estados Unidos, pode pedir para ele para testar se funciona mesmo.

Cinco pares da palmilha custam US$ 19,99, conforme vi na lojinha do site de tecnologia Mashable. O site da Amazon também vende. Um par pode ser comprado por US$ 4,99.

Inovação