Topo

Fim das fotinhas picantes: Tumblr vai proibir conteúdo adulto

Material considerado adulto tem data para deixar plataforma: 17 de dezembro - Getty Images
Material considerado adulto tem data para deixar plataforma: 17 de dezembro Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

03/12/2018 18h55

O Tumblr deixará de hospedar conteúdo considerado adulto a partir do próximo dia 17 de dezembro. A rede de blogs permitia a publicação de materiais com nudez, porém anunciou uma mudança de suas políticas nesta semana. A mudança se estende às páginas que se autointitulavam portadoras de conteúdo "explícito", para maiores de 18 anos.

"Conteúdo adulto inclui primariamente fotos, vídeos e GIFs que mostram genitália humana e mamilos femininos, e qualquer conteúdo - incluindo fotos, vídeos, GIFs e ilustrações - que retrata atos sexuais", diz a nova diretriz da plataforma.

O artigo ainda traz detalhes de materiais que poderiam ser confundidos com o que é irregular dentro da plataforma, mas são permitidos. Estes incluem mulheres amamentando e dando à luz, além de situações relacionadas à saúde, como fotos depois de mastectomias ou cirurgias de confirmação de gênero.

VEJA TAMBÉM

Ainda há outros tipos de material que continuarão bem-vindos no Tumblr, como a nudez encontrada em obras de arte (esculturas e pinturas), nudez relacionada ao discurso político (ou digna de notícia e contos eróticos escritos e publicados na rede social.

A mudança de política aproxima a rede de blogs, que era receptiva a conteúdo adulto, a outras plataformas digitais. Recentemente, Facebook e Instagram censuraram imagens da capa da revista Marie Claire, que trouxe a atriz Leticia Colin com o mamilo à mostra. O ensaio tinha como objetivo justamente questionar o tabu da nudez feminina, não permitida por redes sociais.