Topo

Furou! Empresa de Musk acaba de escavar túnel para trem de alta velocidade

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em São Paulo

17/11/2018 14h19

Elon Musk, criador da Tesla e SpaceX, compartilhou neste sábado (17) novas imagens do primeiro túnel de sua outra empresa, a Boring Company, para transporte de cápsulas em alta velocidade. E a novidade agora é que o maquinário conseguiu chegar ao fim do túnel, no lado de Hawthorne, na Califórnia (EUA).

"Boring Company acabou de chegar ao outro lado", escreveu ele no Twitter, junto com a música "Losing it" (Enlouquecendo, em tradução livre). 
 


Descrito como um "túnel de testes", ele vai da sede da SpaceX, em Hawthorne, na Califórnia, até um subúrbio de Los Angeles, e o que irá funcionar nele é um sistema de "Loop", pensado pela empresa - transporte público subterrâneo em que passageiros são transportados em veículos elétricos autônomos (chamados de "skates") que viajam a até cerca de 240 km/h, carregando entre oito e 16 passageiros (mas podendo ter também veículos de um só passageiro).

O túnel é o primeiro de quatro projetos que, segundo o empresário, diminuirão o trânsito caótico de Los Angeles - e de, potencialmente, outras cidades abarrotadas de carros.

Musk já conseguiu permissão para escavar em Los Angeles, Baltimore, Chicago e Washington. A ideia é espalhar mil pequenas estações, "do tamanho de uma vaga de estacionamento", ao longo das rotas --em vez de ter grandes estações como as do metrô.

O túnel teste tem 3,2 quilômetros de extensão e deve ser concluído em 10 de dezembro. O plano é oferecer corridas de graça no dia seguinte. 

Empreendedor vida louca ou gênio incompreendido: quem é Elon Musk?

Leia mais