Topo

Facebook: já dá para ver quais apps acessam, expiraram ou foram removidos

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

18/04/2018 11h45

Desde que o Facebook assumiu que dados de vários usuários [cerca de 87 milhões] foram usados indevidamente pela empresa de marketing político Cambrigde Analytica, a rede social tem incansavelmente divulgado mudanças em suas políticas de privacidade.

Uma das mais novas envolve alterações na parte do compartilhamento de informações com aplicativos e sites de fora da rede social.

VEJA TAMBÉM

Sabe aquele joguinho que você entrou com login e senha do Facebook para ter acesso? Ou aqueles aplicativos de restaurantes, lugares para alugar ou de supermercados em que você fez o mesmo?

Então, agora os usuários conseguirão visualizar de um modo mais fácil os aplicativos e sites que têm acesso a suas informações.

"Nós entendemos a importância de manter seus dados seguros e estamos tornando mais fácil para você controlar com quais aplicativos você compartilha informações. Você pode acessar a seção Aplicativos e sites de suas configurações a qualquer momento para ver os aplicativos e sites nos quais usou o login do Facebook para entrar. Você também pode remover aqueles que não quer mais que estejam conectados ao Facebook", afirmou a empresa em uma publicação em seu perfil na rede social.

Como funciona?

Para ter acesso a todas essas informações, é preciso ir na parte de configurações e abrir "Aplicativos e sites". Ao fazer isso, uma tela com opções "Ativos", "Expirados" e "Removidos" vai aparecer.

Controle de permissões do Facebook - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No primeiro caso, trata-se de aplicativos e sites que o usuário acessou recentemente com o login do Facebook. O que o usuário pode fazer aqui é atualizar as informações que os aplicativos e sites listados podem solicitar ou então remover os que deseja.

Na opção "Expirados", aparecem os programas que você entrou usando o login do Facebook, mas que você não usa há algum tempo. Se quiser, você pode então renovar o acesso, editar informações que eles podem solicitar ou remover os que você não quer mais.

Por fim, o item "Removidos" exibe os aplicativos e sites removidos da sua conta. Segundo o Facebook, as plataformas ainda podem ter acesso ao conteúdo que foi compartilhado anteriormente, mas não conseguem mais ter acesso a novas informações.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda