PUBLICIDADE
Topo

Tecnologia da Microsoft vai permitir encontros virtuais com hologramas

Mike Segar/Reuters
Imagem: Mike Segar/Reuters

Em São Francisco (EUA)

02/03/2021 22h00

A Microsoft apresentou nessa terça-feira uma plataforma de realidade aumentada, batizada como Mesh, que faz com que pessoas que estão em diferentes lugares possam se encontrar virtualmente em forma de holograma.

O programa foi desenvolvido sobre o Azure, outro serviço da companhia americana, baseado nos conceitos da computação em nuvem.

O Mesh oferece uma interface que a Microsoft batizou como "realidade mista", ou seja, um meio caminho entre a realidade aumentada e a virtual — a primeira sobrepõe elementos ao entorno físico, enquanto a segunda cria um entorno totalmente artificial.

"Você realmente poderá sentir que está no mesmo lugar que outras pessoas", disse Alex Kipman, um dos líderes do projeto.

A plataforma inovadora abriu hoje a conferência de desenvolvedores Ignite da companhia, que neste ano acontece de maneira totalmente remota, devido a pandemia da Covid-19. A própria Kipman participou do evento em forma de holograma.

O Mesh estará disponível tanto nos dispositivos de realidade aumentada da Microsoft, os HoloLens 2, assim como em computadores, tablets, smartphones e óculos de realidade virtual, mesmo de outras marcas.

A companhia desenvolvedora, além disso, indicou que, no futuro integrará a plataforma aos serviços para as empresas Teams e Dynamics 365, visando que a tecnologia também possa ser usada no trabalho remoto.