PUBLICIDADE
Topo

Oito recursos para aproveitar melhor o Windows Phone

AP Photo/Markus Schreiber
Imagem: AP Photo/Markus Schreiber

Do UOL, em São Paulo

11/02/2016 06h00

Apesar de não ter a mesma quantidade de aplicativos disponibilizados para Android e iOS, um aparelho com sistema operacional Windows Phone conta com recursos próprios de personalização. As opções variam entre ferramentas que ajudam a deixar a navegação mais fácil até apps exclusivos que permitem controlar um Xbox ou traduzir um texto usando a câmera do smartphone.

O UOL Tecnologia já selecionou alguns motivos para adotar um celular Windows Phone. Agora é hora de descobrir funções que ajudam a aproveitar ao máximo o que os aparelhos da Microsoft têm a oferecer.

  • 1. Backup automático

    O usuário que opta por um smartphone com sistema Windows Phone pode configurar o aparelho para fazer backup automático de arquivos como fotos e vídeos. O carregamento salva os dados no OneDrive, que é um sistema de servidor na nuvem que disponibiliza vários GB de espaço gratuitos. A função é uma boa opção para quem quer manter seus arquivos seguros e garantir que nenhum deles se perderá mesmo se o celular acabar quebrado ou roubado.

  • 2. Tradução de texto pela câmera

    Quem usa um dispositivo da Microsoft conta com um serviço que pode quebrar um galho na hora de ler um texto em outro idioma. O aplicativo de tradução do Bing, que é o tradutor oficial da marca de Bill Gates, permite que o usuário traduza frases usando apropria câmera do celular. Ao focar a imagem em uma placa ou folha impressa em outro idioma, o software capta os caracteres e apresenta a tradução em poucos segundos.

  • 3. Identificar músicas

    Quando uma música desconhecida está tocando não é necessário abrir nenhum aplicativo para identificar o nome da faixa ou do artista. O usuário só precisa pressionar o botão buscas e tocar na opção "Musica" enquanto a canção estiver tocando. Para que a ferramenta funcione corretamente é necessário que o áudio esteja em uma altura que possa ser captada pelo celular e que não seja atrapalhado por ruídos.

  • 4. Aumentar tamanho da letra

    Quem tem dificuldade para enxergar, ou apenas preguiça de colocar o óculos pode optar por aumentar o tamanho das letras que aparecem na tela dos dispositivos. A função pode ser ativada facilmente por meio das configurações do dispositivo. É possível escolher o tamanho dos caracteres que vão aparecer, por exemplo, em e-mails, nas mensagens, na tela de bloqueio e em algumas páginas da Internet.

  • 5. Usar celular como um controle para Xbox

    Quem é adepto do Xbox, que é o console oficial da Microsoft, pode aproveitar uma espécie de integração entre o smartphone e o videogame. O usuário consegue baixar o aplicativo Xbox SmartGlass (http://zip.net/bcsg9F), que permite acompanhar informações e transforma o celular em uma espécie de controle complementar que ajuda a comandar alguns recursos do Xbox One ou Xbox 360.

  • 6. Espaço da criança

    O espaço da criança é uma função que pode ser muito útil para quem convive com crianças pequenas. A ferramenta evita que os pequenos apaguem acidentalmente informações importantes como lista de contatos ou e-mail. Ao ativá-la, algumas opções se tornam restritas. O dono do smartphone pode ficar tranquilo, afinal, durante o uso a criança só consegue ter acesso a funções básicas como aplicativos, jogos, música e vídeos.

  • 7. Fixe blocos

    Para facilitar a navegação, o usuário pode utilizar o recurso do Windows Phone que permite fixar blocos na tela principal do smartphone. Com ele, é possível adicionar recursos visuais para acompanhar aplicativos, músicas, sites favoritos, localizações de mapas e praticamente qualquer coisa. Também dá para inserir pastas, grupos e até os álbuns de fotos preferidos.

  • 8. Várias caixas de e-mail

    Os dispositivos Windows Phone criam ícones diferentes para cada conta de e-mail cadastrada pelo usuário. O que muita gente não sabe é que dá para unificar essas caixas de entrada e deixar todas as contas salvas em um mesmo ícone. O processo serve para deixar a navegação mais simples e dinâmica, já que o usuário consegue acessar todas as suas contas de e-mail por meio de um único lugar.