PUBLICIDADE
Topo

Clubhouse: como ganhar convite, como funciona e tudo sobre

Reprodução
Imagem: Reprodução

Vinícius de Melo

Colaboração para Tilt

21/02/2021 04h00

Nas últimas semanas, uma rede social tem dado o que falar entre os brasileiros. Trata-se do Clubhouse, aplicativo de conversas que permite interação entre os usuários via áudio em uma sala de bate-papo. O app ganhou fama mundial após Elon Musk, dono da Tesla e homem mais rico do mundo, aparecer na rede social para falar com os usuários sobre seu interesse por criptomoedas, planos de colonização de Marte e distribuição de vacinas.

O sucesso no Brasil veio após a participação de Boninho em uma das salas em que falou sobre Big Brother Brasil e dos bastidores desta edição. Por aqui, famosos como Anitta, Rafinha Bastos, Otaviano Costa, Preta Gil e Hugo Gloss já participam da rede social. Ficou interessado? Veja abaixo as principais dúvidas sobre o Clubhouse.

O que é Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social baseada em conversas por voz em salas de bate-papo. Os usuários podem trocar experiências sobre qualquer assunto: há salas de astrologia, cultura pop, investimentos financeiros, marketing digital e muito mais.

Como funciona o Clubhouse?

Ao entrar no Clubhouse, você deve escolher uma sala disponível para ouvir a conversa, como se fosse um podcast ao vivo. Há a opção de "levantar a mão" para participar da conversa e ter o microfone liberado, mas quem decide quem fala ou não são os moderadores.

Você também pode criar a própria sala para falar com seus amigos sobre os mais diversos assuntos: desde o que está passando na televisão até mesmo combinar uma viagem. As salas criadas podem ser abertas ou privadas.

Há também uma aba de "eventos" que acontecerão nos próximos dias. São salas temáticas que você pode se interessar e colocar um alerta na sua agenda para ouvir o que as pessoas, geralmente especialistas na área, têm a dizer sobre o assunto.

Como se cadastrar para entrar no Clubhouse?

Basta baixar o aplicativo na App Store. Você vai receber uma mensagem de confirmação no seu celular e poderá cadastrar suas informações iniciais, mas para participar do aplicativo você vai depender da liberação de algum amigo que já esteja na rede social. Você também será liberado caso receba um convite.

Como ganhar um convite do Clubhouse?

Se você conhece algum amigo que está no Clubhouse, peça um convite para ele. Ao entrar na rede social, a maioria dos usuários ganha dois. Quanto mais você interage e participa das salas, mais ganha convites.

Clubhouse funciona em Android e iPhone?

Por enquanto, o Clubhouse está em esquema de "soft opening" e por isso está disponível apenas para usuários de iPhone.

Quem já está usando o Clubhouse?

Nos Estados Unidos, nomes como Elon Musk, Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg, Drake, Chris Rock e Ashton Kutcher já apareceram em conversas do Clubhouse. No Brasil, já tivemos a presença de Boninho, Anitta, Rafinha Bastos, Preta Gil, Hugo Gloss, Otaviano Costa e muito mais.

Quais são os concorrentes do Clubhouse?

Ainda não há aplicativos de concorrência direta com o Clubhouse, mas o Facebook estaria desenvolvendo uma plataforma similar para disputar a audiência do app. Já o Twitter corre para desenvolver o recurso Spaces, anunciado em novembro de 2020, que está em versão beta de testes com 3.000 usuários.

Como ouvir uma conversa antiga do Clubhouse?

O Clubhouse não armazena as conversas das salas de bate-papo para que os usuários possam ouvir depois.

Como deletar o meu perfil no Clubhouse?

Caso você decida sair do Clubhouse e apagar a sua conta, você deve mandar um e-mail, em inglês, para support@alphaexplorationco.com. A empresa pede até sete dias para excluir os seus dados da base.

O Clubhouse grava o áudio das salas de bate-papo?

Sim, todas as conversas do Clubhouse são gravadas. A empresa informa na política de privacidade que, caso haja uma denúncia de violação das regras de uso, o áudio da sala será armazenado para "investigações de incidentes".

Posso mudar meu nome de usuário no Clubhouse?

Você pode escolher seu nome de usuário quando se cadastrar no aplicativo. Depois, será possível mudar apenas uma vez clicando na "@" que aparece em seu perfil.