PUBLICIDADE
Topo

Nunca Vi 1 Cientista

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Como cientistas reagem ao vídeo do youtuber que ataca vacina contra covid

Conteúdo exclusivo para assinantes
Ana Bonassa e Laura de Freitas

Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.

09/08/2021 04h00

O youtuber Everson Zoio publicou um vídeo em que ataca a vacina da Pfizer usada no combate à covid-19. Hoje vamos analisar cada trecho do vídeo para ver se a sua crítica faz sentido do ponto de vista da ciência.

Em uma reportagem investigativa alemã, o influenciador brasileiro foi apontado como integrante de um esquema internacional de disseminação de fake news contra a vacina da Pfizer.

Zoio apagou o vídeo, mas isso não resolve a questão. Falamos um pouco das repercussões que o seu caso pode ter na divulgação científica.

Também apresentamos uma proposta ao youtuber. Quer ajudar para que nossa mensagem chegue até ele? Tudo isso está no nosso vídeo aqui em cima.

Não consegue ver o vídeo? Você também pode assistir aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL