Topo

Letícia Piccolotto

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Precisamos entender: não dá para salvar a Amazônia sem salvar os indígenas

Representantes do povo Kayapó, que habitam o Pará e o Mato Grosso, protestam na Esplanada, nesta imagem de agosto de 2021 - CARL DE SOUZA/AFP
Representantes do povo Kayapó, que habitam o Pará e o Mato Grosso, protestam na Esplanada, nesta imagem de agosto de 2021 Imagem: CARL DE SOUZA/AFP

02/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De agosto de 2021 a julho de 2022, foram desmatados aproximadamente 10.781 km² de floresta na Amazônia. A área equivale a sete vezes a cidade de São Paulo.

Segundo o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), essa foi a maior área devastada dos últimos 15 anos, sendo 3% superior ao registrado entre agosto de 2020 e julho de 2021.

Somadas, as áreas destruídas apenas nos últimos dois anos chegaram a 21.257 km², extensão comparada ao estado de Sergipe.

Entre lavouras e pastos, um dos grandes responsáveis pelos impactos ambientais atuais da região amazônica tem sido o garimpo, que afetou ao menos 216 municípios e uma população estimada de 6 milhões de pessoas. De acordo com o levantamento do ISA, todos os estados da Amazônia Legal possuem garimpo, exceto o Acre.

Em 2020 alguns estados dispararam nesse ranking. É o caso do Pará, que apareceu em primeiro lugar, com 76,6 mil ha degradados por essa atividade, seguido do Mato Grosso, com 20,6 mil ha, e Rondônia, com 4,4 mil ha.

Para se ter uma noção do tamanho do estrago que isso representa, um hectare corresponde a mais ou menos um campo de futebol.

Mais de 90% da área de garimpo no território nacional está na Amazônia Legal. A extensão total explorada por essa atividade na região passou de 10,1 mil hectares para 124,2 mil hectares no período entre 1985 e 2020, um aumento equivalente a 1.127%, de acordo com o MapBiomas.

As florestas nas regiões impactadas pelo garimpo estão sendo degradadas e já sofreram uma redução de 23% em sua área entre 1985 e 2020, o que representa uma perda de, aproximadamente, 141 milhões de árvores adultas.

Em contrapartida, no mesmo período, foi registrado um aumento de 1.235% nas classes de uso antrópico da terra (agricultura, pecuária, urbano, mineração).

Agressões aos indígenas, impactos na floresta

A expansão do garimpo coincide com o avanço sobre territórios indígenas e unidades de conservação.

De 2010 a 2020, a área ocupada pelo garimpo dentro de terras indígenas cresceu 495%, segundo o MapBiomas. As Terras Indígenas (TIs) mais afetadas são Kayapó (PA, 7602 ha), Mundurucu (PA, 1592 ha) e Yanomami (AM-RR, 414 ha).

Das 226 terras indígenas afetadas por invasão em 2021, ao menos 58 registraram casos de extração ilegal de madeira, areia, castanha e outros recursos naturais.

A presença ilegal de pescadores e caçadores foi registrada em 57 TIs. Os casos de garimpo ou danos causados pela mineração estiveram presentes em 44 TIs, e pelo menos 33 Terras Indígenas foram afetadas por grilagem ou loteamento de terras.

Os garimpos ilegais não trazem 'somente' perdas na biodiversidade, impactos ambientais e implicações na saúde das populações locais.

Diversos casos de violências e atentados contra os povos indígenas estão sendo repetidamente noticiados nos últimos anos. Um exemplo disso são os inúmeros ataques violentos e casos de invasão territorial registrados em 2021 contra o povo Yanomami.

A estimativa é que haja mais de 20 mil garimpeiros ocupando o seu território. Os invasores realizaram ataques armados contra as comunidades espalhando a insegurança e provocando mortes, inclusive de crianças.

Entre 2020 e 2021, o garimpo ilegal avançou 46% na Terra Indígena Yanomami (RR-AM). Entre 2019 e 2020, já havia sido registrado um salto de 30%. De 2016 a 2020, o garimpo cresceu nada menos que 3.350% na área.

Infelizmente, estes não são casos isolados.

O relatório "Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - dados de 2021", produzido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), lançado em agosto deste ano, apresenta que ao longo de 2021 o Brasil registrou 355 casos, entre assassinatos, ameaças e tentativas de assassinato, abuso de poder, lesões corporais, racismo, discriminação e violência sexual contra pessoas indígenas. Do total registrado, 179 casos ocorreram na Amazônia.

A situação de descaso, violência e degradação na região Amazônica é muito grave.

Os representantes eleitos terão que atuar de maneira estratégica e efetiva para protegê-la.

É preciso lutar contra problemas antigos, mas que ainda se fazem presentes, como é o caso do desmatamento, recuperar o controle da região —com o uso de tecnologias avançadas de monitoramento, controle e autuação—, bem como fazer valer o direito das comunidades indígenas, ribeirinhas e tradicionais.

Não há outra alternativa: para proteger a floresta é preciso proteger quem vive nela.