Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tem gente fuçando as fotos e vídeos do seu celular? Apps ajudam a esconder

Apps prometem segurança e privacidade para você ao protegerem fotos e vídeos do seu celular - Agência/Nappy
Apps prometem segurança e privacidade para você ao protegerem fotos e vídeos do seu celular Imagem: Agência/Nappy

Colunista do UOL*

05/05/2022 04h00

Em tempos quando praticamente guardamos nossa vida ou uma grande parte dela em nossos aparelhos eletrônicos, armazenar arquivos com o máximo de privacidade possível é uma questão de segurança não só contra pessoas bisbilhoteiras, mas também em casos de furtos ou roubos.

Aplicativos para esconder fotos e vídeos em smartphones, além de ocultar os conteúdos da sua galeria, os protege com senha e criptografia, uma espécie de "cofre" digital. Eles estão disponíveis para download em Android e iOS.

Abaixo, fizemos uma lista com os seis melhores apps para te auxiliar nesses casos:

KeepSafe

Uma opção com funcionamento simples e intuitivo é o KeepSafe. No primeiro acesso, o app pede a criação de um PIN para proteger seus arquivos. Além disso, nas configurações é possível optar por bloqueio padrão ou desbloqueio com impressão digital.

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Conta com versão gratuita e paga, que oferece alguns recursos extras como não ter anúncios e esconder até 10 mil itens.

Vaulty Hide Pictures & Videos

Um dos aplicativos mais antigos do segmento possui uma interface de simples compreensão e conta com configurações avançadas para aqueles que gostam de se aprofundar mais nos recursos.

Mas, se esse não for o seu caso, basta criar uma senha forte e segura e isso impedirá que outras pessoas acessem sua galeria.

O diferencial desse app é que caso alguém tente visualizar seus arquivos, uma foto da pessoa será tirada com a câmera frontal e será possível descobrir quem é o bisbilhoteiro.

Disponível apenas para Android.

LockMyPix

Essa é uma ótima opção para quem deseja esconder mídias do celular e ao mesmo tempo organizar esses arquivos. Ao importar os arquivos da galeria para o aplicativo, estes são automaticamente ocultados no smartphone.

Como recurso adicional o app traz a função "Notas criptografadas", que permite ao usuário digitar textos de assuntos sigilosos e deixá-los escondidos.

Disponível para Android e iOS.

Fotox

Caso você precise de um aplicativo que faça backup de seus arquivos de mídia, o Fotox é a opção ideal. Além de proteger fotos e vídeos, ele possui diversas formas de fazer isso, como com reconhecimento facial, por exemplo.

Todas as suas imagens privadas podem ser enviadas para o serviço de armazenamento na nuvem do próprio app e você poderá sincronizar com outros dispositivos.

Disponível apenas para Android.

AppLock

O AppLock reúne ferramentas de "cofre" para navegador privado, análises de segurança, permite esconder arquivos e acelerar o celular. Possui uma pasta para cada tipo de mídia, permite ativar a sincronização em nuvem e fazer backup no Google Drive.

A parte chata é que é um dos apps citados que mais exibe anúncios, porém existe a versão premium que remove as propagandas e custa R$ 61,99 anual.

Em comparação com outros, a função de selfie de invasores já pode ser utilizada até mesmo na versão gratuita.

Disponível para Android e iOS.

Gallery Lock

Um aplicativo gratuito e com uma interface simples e intuitiva, que oferece boas opções de recursos avançados para redobrar sua segurança.

Disponível para Android.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora de conteúdo da InfoPreta.