Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Golpe no WhatsApp: veja estas dicas para se proteger de clonagens e roubos

Está cada vez mais comum encontrar vítimas que tiveram seu WhatsApp clonado ou roubado - Cottonbro / Pexels
Está cada vez mais comum encontrar vítimas que tiveram seu WhatsApp clonado ou roubado Imagem: Cottonbro / Pexels

Colunista do UOL

03/03/2022 04h00

Tem sido cada vez mais comum, infelizmente, ver notícias ou conhecer pessoas sendo mais uma vítima das clonagens e roubos de WhatsApp. O objetivo de ambos os crimes é obter dinheiro para os invasores, mas os mecanismos para o golpe ser bem-sucedido diferem um pouco de uma situação para outra.

Na clonagem da conta, o criminoso tem acesso à sua foto de perfil e os seus contatos sem autorização. Após isso, ele cria uma nova conta e passa a conversar com seus familiares e amigos, até conseguir receber um depósito ou transferência dessas pessoas que acreditam estar conversando com você, a vítima.

Já no caso de roubo de conta ocorre quando o usuário envia, por engano, o código de verificação do aplicativo para terceiros após uma abordagem que aconteceu já nesse intuito. A partir daí, começam a instalação da conta da vítima em outro celular, nesse caso, do invasor, que entra em contato com ela disfarçado de funcionário de bancos ou lojas, por exemplo.

Por esse contato, via ligação telefônica ou troca de mensagens, o criminoso pede o código de seis dígitos do WhatsApp. Com isso e se a verificação em duas etapas não tiver sido ativada, ele pode habilitar a conta em outro celular e começar a receber as mensagens enviadas para o(a) dono(a) da conta.

Um detalhe importante: mesmo que seu WhatsApp tenha sido roubado, é possível recuperar o acesso.

Para isso, o primeiro passo é não entrar em contato com sua operadora e pedir para cancelar a linha. Isso porque, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a medida de bloquear o número não impede ou afeta o funcionamento do aplicativo.

Mas, caso seja tarde demais e você já tenha pedido para bloquear a linha antes de ler esse texto, tente desfazer o bloqueio o quanto antes.

Como ativar a verificação em duas etapas

  1. Clique em "Ajustes" e depois na opção "Conta";
  2. Clique em "Confirmação em duas etapas" e ative;
  3. Escolha uma senha e pronto!

Como agir em casos de clonagem

Nesses casos, a melhor saída é sempre avisar aos seus familiares, amigos e contatos sobre o golpe. E como não há uma opção direta do aplicativo para derrubar a conta dos invasores, é preciso alertar e dar algumas dicas para as pessoas próximas, como:

  • Desconfie sempre de mensagens atípicas;
  • Fique atento se uma pessoa com a sua foto enviar uma mensagem por número desconhecido;
  • Se alguém pedir dinheiro pelo WhatsApp, use o número da pessoa que você salvou na lista para checar se uma transferência de fato é necessária.

Como agir em casos de roubo

Nessas situações, o próprio aplicativo oferece mecanismos para a vítima realizar tentativas de recuperar o acesso às suas conversas. São esses:

  • Tentar rapidamente ativar a conta por SMS até ela ficar inativa. O WhatsApp irá provavelmente impedir o acesso por conta de confirmação em duas etapas que os criminosos configuraram;
  • Aguardar sete dias corridos;
  • Pedir novamente a ativação do seu número por SMS.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora da InfoPreta