PUBLICIDADE
Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quer ser mais organizado? Estas ferramentas colocaram minha vida em ordem

Programas e apps ajudam você a organizar seus documentos, tarefas e outras rotinas do seu dia a dia - asier_relampagoestudio/ Freepik
Programas e apps ajudam você a organizar seus documentos, tarefas e outras rotinas do seu dia a dia Imagem: asier_relampagoestudio/ Freepik
Conteúdo exclusivo para assinantes
Akin Abaz

Akin Bakari D'Angelo dos Santos é fundador da InfoPreta e homem trans. Um curioso nato e um amante do desconhecido, sempre se interessou por montar, desmontar e entender o funcionamento dos eletrônicos. Fez cursos técnicos na adolescência e, aos 15 anos, já atuava na área da indústria com manutenção eletrônica de maquinário pesado. Em 2011, começou a consertar computadores em seu quarto e dois anos depois fundou a InfoPreta, empresa de serviços de manutenção que tem por objetivo inserir pessoas negras, LGBTQI+ e mulheres no mercado tech, aliando lucros a projetos sociais de grande impacto.

Colunista do UOL*

10/02/2022 04h00

Com a vida tão corrida e cheia de tarefas, é muito fácil esquecermos onde colocamos um documento, em qual pasta está aquele arquivo ou até mesmo onde está a lista do supermercado. Nesses momentos, usar e abusar da tecnologia, pode ser uma mão na roda para ter uma mente mais tranquila e vida organizada.

Atualmente, existe uma infinidade de programas para gestão de tarefas e aplicativos para tomar notas que podem transformar a nossa rotina.

Eu mesmo sou um adepto de muitas dessas ferramentas para conseguir separar a vida profissional da pessoal. Elas me permitem ver tudo com clareza e, assim, eu ganho tempo entre uma atividade e outra.

Para ser uma pessoa mais organizada em 2022, separei uma lista com ferramentas gratuitas para te ajudar em diferentes campos da vida:

Trello

O Trello funciona para qualquer tipo de atividade ou projeto, não impõe limites aos usuários e possui vários quadros para tarefas distintas. Em cada quadro, é possível criar colunas que possuem cartões específicos com cada ação a ser realizada. É uma ótima ferramenta para utilizar em ambientes de trabalho e compartilhar com os times, mas também é possível organizar sua agenda pessoal e até mesmo suas finanças.

Google Agenda

Uma das minhas ferramentas preferidas e que não me deixa esquecer ou marcar mais de um compromisso no mesmo horário é o Google Agenda. Ele está disponível gratuitamente para todos os usuários com conta Gmail e funciona como um despertador, alertando para todas as atividades que estiverem perto de serem feitas, como reuniões, eventos etc.

Evernote

Uma das ferramentas mais completas da lista, no Evernote é possível criar anotações organizadas em cadernos temáticos, usando imagens, fotos, áudio e texto. Além disso, a opção de desenho permite escrever com sua própria letra e criar esquemas da mesma forma que você faria manualmente. Há também a função de criar lembretes e cards com gravação de áudio ou vídeo.

Habitica

Por se tratar de uma mistura de jogo e organizador de rotina, o Habitica permite a você se organizar de uma forma divertida e interativa. Ao entrar, você cria um avatar, estabelece tarefas e metas que queira cumprir e começa a jogar. O progresso depende do seu compromisso em concluir diariamente, na vida real, as ocupações que inseriu, sejam hábitos diários ou grandes projetos.

Pocket

Esse é o aplicativo que te salva ao longo do dia e te permite ler todos os textos interessantes que marcou. O Pocket permite salvar links e documentos para a leitura offline em qualquer dispositivo em que esteja instalado. Está disponível em versão web e mobile (iOS e Android).

O recomendável é instalar o Pocket como extensão do navegador de internet. Com ele, é possível salvar uma página ou artigo com um único clique.

Na hora da leitura, você pode ajustar cor, luminosidade, tipo e tamanho da fonte, ou ainda escolher a opção de ouvir o texto. Tudo isso com um visual limpo e intuitivo.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora da InfoPreta