Topo

Akin Abaz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

CES 2022: estas 4 novidades me impressionaram com a tecnologia que vem aí

Visitante experimenta equipamento de realidade virtual apresentado na CES 2022 - Divulgação/ CES
Visitante experimenta equipamento de realidade virtual apresentado na CES 2022 Imagem: Divulgação/ CES

Colunista do UOL*

13/01/2022 04h00

A CES - Consumer Electronics Show 2022, maior feira de tecnologia e eletrônicos de consumo do mundo, aconteceu em Las Vegas, EUA, entre 5 e 8 de janeiro deste ano. Conhecida por reunir os lançamentos mais importantes do setor.

Por conta da pandemia e da preocupação com a variante do coronavírus, muitas empresas decidiram não participar do evento esse ano, mas, ainda assim, isso não tirou o brilho e nem a variedade de coisas que foram mostradas.

A CES não é um evento recente, pelo contrário, sua primeira edição foi em junho de 1967, em Nova York. Na época, a feira contou com menos de 200 exibidores e 17 mil visitantes, sendo estes formados em sua maioria pela imprensa e parceiros comerciais, não sendo voltado para fãs ou público em geral.

Empresas como Motorola, Panasonic, Philips, Sanyo, Sony e Toshiba já estavam presentes nessa primeira edição e trouxeram na época novidades como o rádio de bolso e os televisores com transistores e detalhes mais modernos.

Para aqueles que assim como eu, que mesmo não podendo estar presentes ficam ansiosos para saber as novidades tecnológicas apresentadas, vamos ver juntos um pouco do que vem por aí:

Caixa de areia "inteligente"

No segmento para pets, uma versão inteligente de caixa de areia para gatos vai encantar os apaixonados pelos bichanos.

Após ser usado pelo animal, o objeto começa um processo automático de limpeza em movimento muito similar a de uma centrífuga. E, para evitar acidentes, o dispositivo do produto só funciona quando os gatos não estão mais por perto.

Uma superpraticidade para os cuidadores, que nesse caso não precisarão fazer a limpeza que uma caixa de areia normal precisa e nem lidar com o odor das fezes.

Óculos com tela em polegadas

Nesta edição, a TCL apresentou a sua segunda geração dos óculos que funcionam como uma tela secundária.

Segundo um resumo da empresa, o acessório que recebe o nome de NXTWear Air transmite para os usuários a sensação de que estão a quatro metros de uma tela de 140 polegadas. Para causar esse feito, o aparelho possui duas telas Micro OLED com resolução Full HD (1080p) no lugar da lente e conta também com alto-falantes duplos para reproduzir áudio estéreo.

NXTWEAR AIR - TLC - óculos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Carro que troca de cor

A BMW mostrou na feira um SUV elétrico iX que muda de cor apenas apertando um botão. A mudança acontece do branco para o cinza escuro. Mas a montadora não divulgou detalhes de como ocorre esse processo e nem se essa novidade vai se tornar uma opção comercial em breve.

Carro elétrico BMW iX Flow com e-ink, cujo exterior muda de cor - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Novas TVs

As grandes companhias do mercado renovaram os seus portfólios de Smart TVs e apresentaram novos modelos.

A Sony, por exemplo, anunciou televisores que possuem o recurso de iluminação atrelado à resolução 8K. Enquanto isso, a Samsung apostou nas TVs Neo QLED, com uma nova plataforma chamada Gaming Hub, que permite aos usuários acessar plataformas de jogos em nuvem como Google Stadia e GeForce Now, além dos títulos do console. Os gamers, assim como eu, piram só de pensar em uma TV como essa!

CES 2022: TV Neo Qled Samsung - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A verdade é que precisaria de muitos textos como esse para detalhar minimamente todas as novidades que são mostrados anualmente nesse evento.

Eu acompanho há alguns anos e fico fascinado em como a cada feira são projetos e ideias ainda melhores, mais tecnológicos e funcionais.

* Colaborou Gabriela Bispo, planner e redatora da InfoPreta