PUBLICIDADE

Topo

Steam proíbe descontos de mais de 90% em seus jogos; entenda porquê

De START, em São Paulo

22/02/2022 12h04

Um post recente do blog para parceiros da Steam revelou novas regras de precificação da plataforma. Entre elas, não serão mais aceitos descontos acima de 90% ou abaixo de 10% nos jogos. A norma será válida a partir de 28 de março.

Para os fãs, pode parecer uma má ideia. Afinal, quem não gostaria de receber um desconto de quase 100% num jogo, certo?

Mas a verdade é que essa nova diretriz visa impedir um truque relativamente comum entre as publicadoras: aumentar o preço de um jogo artficialmente, durante um tempo, para depois implementar o desconto de 90%. Assim, é possível "enganar" o algortimo da Steam e ganhar mais destaque nas páginas da plataforma.

Outro truque para vencer o algoritmo era emendar ofertas sucessivas para um mesmo jogo, com porcentagens variadas. Agora, será obrigatório haver um "período de descanso" entre promoções.

(Portanto, se você encontrar um jogo do seu interesse com uma oferta boa, talvez valha a pena adquiri-lo. Vai demorar para ele ganhar outro abatimento no preço.)

Promoções de lançamento, por exemplo, exigirão logo em seguida um "período de descanso" (sem ofertas) de pelo menos 28 dias. Aumentos de preço também exigirão quatro semanas sem alteração.

Por outro lado, descontos não poderão durar mais de 14 dias (ou menos de 24 horas).

A única exceção para essas regras são os eventos temporários da própria Steam (como Natal, Halooween, etc), em que uma ampla variedade de jogos recebem redução no preço.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol