Topo

The Sims 4: nova DLC não será vendida na Rússia por causa de casamento gay

The Sims 4, pacote de expansão Histórias de Casamento - Divulgação/EA
The Sims 4, pacote de expansão Histórias de Casamento Imagem: Divulgação/EA

De START

De START, em São Paulo

10/02/2022 09h28

O mais recente pacote de expansão de The Sims 4, chamado "Histórias de Casamento", não será lançado na Rússia - porque o material de divulgação foca no matrimônio entre duas mulheres.

A decisão de retirar o produto do mercado foi tomada pela publicadora EA e pela desenvolvedora Maxis.

Em 2013, a Rússia passou uma lei federal que proíbe qualquer peça de marketing voltada para crianças de incluir referências positivas à homossexualidade. E o foco escolhido para a campanha de "Histórias de Casamento" é a união entre as personagens fictícias Dominique e Camille.

Confira a propaganda abaixo:

Segundo o comunicado postado pela "Equipe The Sims", atender à mudança exigida pelas autoridades russas significaria "comprometer os valores em que acreditamos".

The Sims foi uma das séries de games mais avançadas na representatividade LGBTQIA+, permitindo o relacionamento e a união de pessoas do mesmo gênero há mais de uma década. Pela lei russa, essa possibilidade também teria que ser alterada na jogabilidade da nova expansão.

The Sims 4, pacote de expansão Histórias de Casamento - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Dominique e Camille, estrelas de Histórias de Casamento
Imagem: Divulgação/EA

O jogo-base, porém, ainda está disponível no país. Quando foi lançado, em 2014, recebeu a classificação de "indicado para maiores de 18", embora não tenha nenhum conteúdo de violência, drogas ou sexo explícito. O motivo foi, exclusivamente, as referências à diversidade de orientações sexuais.

A Rússia segue considerada como um dos países mais LGBTfóbicos do mundo, sob severas críticas de organizações humanitárias como a Human Rights Watch, dedicada à preservação dos Direitos Humanos, e o Comitê para Direitos das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU).

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

My Wedding Stories is a wedding-focused pack that allows players to plan and hold elaborate weddings in a new location, Tartosa. It expands on existing wedding features including proposals and the ceremony itself, adding detailed planning, decor, outfits, cakes, events, and much more.