Topo

Dead by Daylight elimina máscaras de Leatherface após acusação de blackface

Dead by Daylight, personagem Leatherface (The Cannibal) - DIvulgação/Behaviour Interactive
Dead by Daylight, personagem Leatherface (The Cannibal) Imagem: DIvulgação/Behaviour Interactive

De START, em São Paulo

06/01/2022 11h26

A desenvolvedora Behaviour Interactive anunciou que irá eliminar as máscaras usadas por Leatherface (o assassino de O Massacre da Serra Elétrica) no próximo update de Dead by Daylight. A empresa concluiu que uma delas estava sendo usada para a prática de blackface e para assediar outros jogadores de maneira racista.

Desde o primeiro filme, de 1974, foi estabelecido que o maníaco Leatherface utiliza máscaras feitas com a pele de suas vítimas (daí seu nome, que significa "Cara de Couro").

No jogo, havia uma maneira de liberar máscaras feitas a partir dos quatro sobreviventes originais. Mas uma delas é de uma mulher negra, Claudette, e os fãs alegam que isso permitia uma forma de "blackface" - o hábito racista de brancos se passarem por negros por meio de maquiagens ou máscaras. No show business americano, a prática já é informalmente proibida.

Dead by Daylight, personagem Claudette - Divulgação/Behaviour Interactive - Divulgação/Behaviour Interactive
A personagem Claudette, de Dead by Daylight
Imagem: Divulgação/Behaviour Interactive

Além disso, havia reclamações regulares de que a máscara da Claudette era usada para praticar "tunneling": quando um jogador se concentra em atacar exclusivamente um único outro jogador, mesmo que essa não seja a estratégia mais inteligente para vencer a partida.

"Membros da comunidade compartilharam suas experiências sobre pessoas as atacando e assediando enquanto usam algumas dessas máscaras", afirmou o estúdio em sua declaração sobre o update. "Nós não estamos confortáveis com o uso dessas máscaras dentro do jogo como ferramenta para espalhar o ódio. Por isso, vamos remover as máscaras do Cannibal [como o personagem é conhecido no jogo] na próxima atualização durante o atual Capítulo".

Esse debate já era antigo. O fórum do Reddit sugerindo que as máscaras fossem removidas foi criado há mais de um ano. Ainda assim, a decisão da Behaviour causou protestos de alguns jogadores nas redes sociais, considerando que era apenas mais uma forma "lacração" ou ativismo desnecessário.

Porém, o próprio designer do jogo responsável por ter criado os itens, Eric Bourdages, afirmou que aprova a remoção.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol