PUBLICIDADE

Topo

Tatuagem e 'jeitinho' brasileiro: as histórias de Xbox pela comunidade

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

17/11/2021 04h00

A história de 20 anos de Xbox pode ser contada pelos consoles, os games de sucesso e marcos da indústria, mas nada mostra verdadeiramente a relevância dessa trajetória do que os relatos de fãs e pessoas dos bastidores.

Por isso, reunimos aqui algumas das histórias curiosas, engraçadas e emocionantes que ouvimos da comunidade Xbox para o Especial 20 anos de Xbox.

Xbox Live Brasil 'bombando' nos EUA

Willen Puccinelli, ex-gerente de Xbox no Brasil, conta quando o jeitinho brasileiro fez a Xbox Live BR ser a mais vendida fora do país.

Xbox Live Gold cartão - Divulgação/Microsoft - Divulgação/Microsoft
Imagem: Divulgação/Microsoft

"Na época em que eu entrei, a Xbox Live era vendida em cartão, era um produto, que era vendido no Mercado Livre e raspava.

E chegou uma época em que o dólar deu uma disparada, mas o preço da Xbox Live [Brasil] ficou igual, então o preço em dólar caiu muito, e um distribuidor teve um pedido super alto.

A base de assinantes de Xbox Live estava crescendo e a gente falou: 'vamos pra cima, vamos fazer essa venda, vai ser ótimo, nossa base [de assinantes] vai explodir, vai ser super legal, vai ter mais gamers jogando online, mais brasileiro na live, vai ser uma puta experiência'.

Só que isso não aconteceu. A gente vendeu 200 mil [cartões da Xbox Live Brasil] e não aumentou a base [de assinantes], alguma coisa estava errada. E aí a gente foi informado que a Xbox Live Brasil estava sendo um dos produtos mais vendidos na Amazon nos EUA.

O cliente que comprou [Os cartões da Xbox Live Brasil] na verdade não vendeu pro Brasil, usou desse benefício [de alta do dólar] pra vender nos EUA".

A tatuagem de Mortal Kombat por Ed Boon

Thais Matsufugi foi apresentadora do Inside Xbox, um programa no YouTube da própria Xbox para se aproximar e informar a comunidade brasileira.

Ela conta que participar do programa rendeu uma tatuagem feita pelo criador de Mortal Kombat, Ed Boon.

Thais Inside Xbox Ed Boon Tattoo - Thais Matsufigi/Arquivo Pessoal - Thais Matsufigi/Arquivo Pessoal
Imagem: Thais Matsufigi/Arquivo Pessoal

"Em 2017, surgiu um convite pra gente cobrir o [lançamento do] Injustice 2 lá na [desenvolvedora do game] Netherrealm, em Chicago.

A louca aqui, apaixonada por Mortal Kombat desde pequena, cheguei pro Ed [Boon, criador de Mortal Kombat], e falei: 'Escreve alguma coisa aqui no meu braço que eu vou tatuar quando chegar em São Paulo'.

Ele olhou assustado pra mim e falou: 'vou escrever, mas se você desistir no meio do caminho não tem problema'. Aí ele escreveu 'Finish Him' e eu tatuei por cima".

Precisa-se de Cortana para festa de Halo

Renato Voltarelli, ex-gerente de marketing de Xbox, recorda de uma festa de lançamento de Halo que precisava de uma Cortana, a personagem companheira do Master Chief.

Renato Voltarelli Xbox - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"A gente colocou uma modelo vestida de Cortana pra fazer interações com a comunidade.

E pra dar certo essa Cortana, pra ficar parecida, não dava pra fazer com nenhuma roupa porque não ficava legal. A gente pediu pra modelo e ela topou, então a gente fez uma pintura corporal na modelo, com ela nua.

Aquilo dava um medo na gente de escapar, da galera falar que colocamos uma modelo nua. Não dava pra ver, óbvio, porque ela ficava distante, no alto, e respeitando tudo que a Microsoft zela de não ter hiperexposição.

Só que a gente queria ter a Cortana [na festa de lançamento], porque iria ser muito legal, mas o único jeito de dar certo era a modelo sendo pintada. Deu bastante medo, mas deu certo no final".

Halo 4 - Cortana - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quer ouvir mais histórias e bastidores da comunidade Xbox no Brasil? Então ouça o segundo episódio especial Game Trends sobre os 20 Anos de Xbox, que também conta as visitas de Phil Spencer ao país:

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol