Topo

Filme do Mario Bros. com Bob Hoskins foi um desastre nos anos 1990

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

30/09/2021 04h00

A Nintendo revelou que o filme em animação do Mario vai estrear no fim de 2022 com um elenco estrelado. Só que essa não é a primeira vez que o personagem dos videogames ganha uma adapatação para as telonas.

Em 1993, Super Mario Bros. estreou nos cinemas. E foi um desastre. A produção custou US$ 40 milhões na época, mas rendeu somente metade disso, U$ 20 milhões, em bilheteria. Mas afinal, o que levou a produção ficar conhecida como um dos piores filmes baseado em games?

No início dos anos 1990, depois do jogo Super Mario Bros. 3 aparecer no filme O Gênio do Videogame, a Nintendo decidiu investir mais diretamente em cinema e cedeu os direitos para um longa-metragem hollywoodiano do seu principal mascote.

O filme seria produzido por Roland Joffé, diretor que havia ganhado um Oscar em 1985 por The Killing Field, mas o problema é que a Nintendo pouco iria interferir criativamente na produção.

Cena do filme Super Mario Bros. de 1993 - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Dennis Hopper como o vilão Rei Koopa ao lado dos Goombas
Imagem: Reprodução/YouTube

Super Mario Bos. (o filme) foi marcado por vários problemas nos bastidores, como a troca de diretores e uma indecisão de que tipo de filme ele seria: uma fantasia com características conhecidas dos games? Uma ficção científica mais madura para atrair um público maior?

Uma reportagem do The Guardian sobre os bastidores do longa mostra como a produção foi caótica, com o roteiro modificado durante as filmagens e às pressas, o que levou atores a improvisarem as próprias falas constantemente.

Além disso havia um clima ruim no set, provocado pelas relações tensas entre o elenco e o casal de diretores novatos Rocky Morton e Annabel Jankel. O motivo? Um roteiro que nem de perto era aquilo que haviam visto ao concordarem com o papel, e as constantes mudanças que aconteciam nas gravações.

Atores John Leguizamo e Bob Hoskins em cena do filme Super Mario Bros - Reprodução - Reprodução
John Leguizamo como Luigi (esquerda) e Bob Hoskins como Mario (direita)
Imagem: Reprodução

O ator Bob Hoskins, que interpretou Mario, afirmava que esse foi o pior trabalho da carreira. Em entrevista ao The Guardian, em 2011, o hoje falecido ator provou o quanto detestava a produção:

Qual foi o pior trabalho que você fez?
Super Mario Brothers.

Qual é seu maior arrependimento?
Super Mario Brothers.

Se pudesse voltar no tempo, o que você mudaria?
Eu não faria Super Mario Brothers.

A fama do filme é tão grande que hoje há até um site de fãs dedicado somente a desvendar mais dos bastidores e curiosidades de Super Mario Bros, com fotos das filmagens e depoimentos de pessoas envolvidas na produção.

No podcast Game Trends 20 nos discutimos mais a fundo o famigerado filme (a partir de 24min40seg). Depois de tempos anos, será que é possível tirar algo de bom do longa?

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol