PUBLICIDADE

Topo

Overwatch: Blizzard muda nome de Jesse McCree após escândalos de assédio

Jesse McCree, de Overwatch - Divulgação/Blizzard
Jesse McCree, de Overwatch Imagem: Divulgação/Blizzard

Do Start

Em São Paulo

26/08/2021 16h46

A Blizzard anunciou nesta quinta-feira (26) que irá rebatizar o pistoleiro Jesse McCree, de Overwatch. O nome do personagem havia sido uma homenagem ao designer de jogos Jesse McCree, envolvido nos recentes escândalos de assédio sexual que assolam a empresa.

O novo nome não foi revelado, mas a Blizzard confirmou o adiamento de um arco de história com o personagem, que estava previsto, inicialmente, para ser lançado em setembro.

McCree, que não mais trabalha na empresa, foi um dos funcionários fotografados na chamada "Suíte Cosby" - um quarto de hotel na Blizzcon de 2013 onde, supostamente, aconteciam festas e orgias. O nome era uma referência ao comediante Bill Cosby, que, na época, já enfrentava acusações de ter dopado e/ou estuprado diversas mulheres.

O surgimento dessa fotografia antiga (e de toda a história por trás da suíte) foi mais um desdobramento das diversas acusações contra a Blizzard Activision nos últimos meses. Segundo múltiplos funcionários, a companhia promovia um ambiente favorável ao assédio sexual e moral. O escândalo causou a demissão do CEO, J. Allen Brack.

A mudança ocorre após semanas de pressões dos fãs e casters do cenário competitivo de Overwatch, que se recusavam a citar o nome de Jesse McCree nas transmissões.

A declaração da empresa, liberada em suas redes sociais, informa que "futuros personagens não receberão nomes de funcionários e seremos mais cuidadosos ao adicionar referências do mundo real em futuros conteúdos de Overwatch". Esta última frase provavelmente indica que ela não adotará o nome sugerido pelos fãs - Matt Mercer, o mesmo do dublador do pistoleiro.

Confira o episódio do podcast Game Trends que dá mais detalhes sobre o escândalo da Blizzard Activision e o que isso pode significar para a indústria dos games:

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol