Topo

Twitch dará auxílio a streamers após redução nos valores dos subs

Do START, em São Paulo

05/08/2021 04h00

Os valores para se inscrever em canais na Twitch sofreram mudanças recentes, com a diminuição de R$ 22,90 para R$ 7,90.

A notícia foi bem recebida pelo público, que agora pode apoiar mais criadores, só que também foi vista com cautela por muitos streamers, já que a diminuição significa menos receita.

A streamer Sara Nebulosa diz que, para igualar o que ganhava com os valores antigos, precisaria ter três ou quatro vezes mais pessoas inscritas.

Nabulosa Streamer - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Por exemplo, cem pessoas me assistem, só que 50 deles poderiam me dar sub antes. Com essa mudança, as cem pessoas passaram a me dar sub, só que pra eu igualar a minha renda anterior eu preciso quadriplicar o meu número de subs. Então, mesmo que todo o meu público me dê sub eu não consigo atingir a renda, eu teria que também aumentar o meu público, e isso é que assusta [na situação]

A Twitch sabe que muitos streamer vão sair no prejuízo, por isso ela vai também dar um auxílio para "minimizar potenciais reduções na receita do criador durante este período inicial de ajuste", segundo palavras d a própria empresa, em um comunicado.

O programa de auxílio vai durar 1 ano e será gradual. A empresa vai cobrir as perdas em 100% dos streamers nos primeiros três meses, depois vai cobrir 75% nos meses seguintes, depois 50% e 25%.

Twitch TwitchCon 2019 - Martin Garcia/ESPAT Media/Getty Images - Martin Garcia/ESPAT Media/Getty Images
Plataforma realizou mudança de preços nos subs no Brasil
Imagem: Martin Garcia/ESPAT Media/Getty Images

Não é todo mundo que poderá ter essa ajuda, e a Twitch informou que o Streamer precisa streamer 85% das suas horas médias dos últimos três meses, em um mínimo de cinco horas.

Para Nebulosa, ficou claro que a ação visa um resultado de melhora a longo para o Streamer: "Não tem como a Twitch esperar que um streamer pequeno consiga a mesma renda que ele tinha anteriormente em um mês"

No podcast Game Trends, comentamos em mais detalhes sobre quais as consequências dessa mudança na Twitch para quem faz live profissionalmente na plataforma.

Ouça e venha participar você também da conversa: mande um e-mail para oi.gametrends@gmail.com que poderemos ler sua mensagem no próximo programa.

Apresentação: Bruno Izidro e Kika Martini
Convidada: Sara Nebulosa
Edição: Victor Hugo Borges

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Game Trends, por exemplo, no Spotify e no Youtube ou assinando o nosso feed.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol