Topo

Mass Effect Legendary Edition: 10 dicas essenciais para facilitar sua vida

Mass Effect Legendary Edition - Reprodução
Mass Effect Legendary Edition Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

06/06/2021 04h00

A trilogia Mass Effect é imperdível, especialmente agora que recebeu a Legendary Edition, uma versão remasterizada que traz os jogos para uma nova geração de fãs, com gráficos e performance atualizados. Na pele do comandante Shepard, você vai embarcar em três jornadas épicas e conhecer personagens inesquecíveis.

Como todo bom RPG, Mass Effect é repleto de sistemas, desde a criação do seu personagem até o combate. Para te ajudar a tirar o melhor dessa experiência, separamos algumas dicas preciosas e te explicamos melhor o funcionamento prático de algumas mecânicas que, a princípio, podem parecer confusas.

O que escolher para o seu Shepard?

Mass Effect Legendary Edition 1 - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Mass Effect Legendary Edition - Profile Reconstruction
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Na Legendary Edition, o editor de personagens está mais robusto do que nunca. Além de ter adicionado novas opções para a customização de Shepard, ele agora consegue carregar as informações do primeiro jogo para todos os outros. É um editor unificado.

Na criação de personagem, há mais do que só detalhes cosméticos. Você também estabelece a classe e o passado de Shepard. Isso é importantíssimo para definir suas habilidades e a forma como ele vai lutar no jogo.

São seis classes no total: três puras e três que misturam as anteriores. Em cada jogo, elas vão ganhando habilidades diferentes e atributos variados, mas no geral, funcionam da mesma forma. Vale lembrar que, mesmo que você mantenha o personagem desenvolvido em outro game da franquia, a cada novo jogo você poderá escolher uma nova classe. Então dá para experimentar bastante.

São elas:

Soldier: focada no combate com armas de fogo. Shepard terá atributos de resistência e boas perícias com uma alta variedade de armas. Em Mass Effect 2, ele tem acesso a uma porção de munições elementais diferentes nessa classe, o que ajuda muito a explorar fraquezas dos inimigos.

Engineer: uma das mais versáteis do jogo. Serve tanto para dar suporte ao time quanto para causar o caos nas linhas inimigas. Tem habilidade para romper escudos inimigos, causar explosões que causam dano e até se especializar em cura.

Adept: utiliza poderes chamados de "Biotic". Na prática, é quase como a força dos Jedi em Star Wars. Dá para empurrar inimigos, fazê-los levitar e tem até a "Sigularity", que cria um buraco negro para sugar os adversários. Por outro lado, os Adepts deixam a desejar com armas de fogo.

Vanguard: a combinação de Soldier e Adept, fornecendo um pouco das habilidades dos dois. Digamos que é um mago de batalha (se você conhece RPGs medievais).

Sentinel: a combinação de Engineer e Adept. Por conta disso, são bem vulneráveis em combate, mas podem causar efeitos adversos massivos nas linhas inimigas e ainda lidar com escudos.

Infiltrator: A combinação de Soldier e Engineer. Versatilidade unida com poder de fogo. Basta levar alguém com poderes "Biotic" no time e você se dará bem.

Melhor ser Paragon ou Renegade?

Mass Effect Legendary Edition Paragon - Reprodução - Reprodução
Mass Effect Legendary Edition
Imagem: Reprodução

Até mesmo veteranos acabam ficando confusos sobre como funciona o sistema de moral do Mass Effect. Na aparência, ele é bem simples: há as decisões boas, Paragon, e as ruins, Renegade. O que fica difícil de entender é como a quantidade de cada um deles influencia na jogatina.

No primeiro Mass Effect, quanto mais pontos você tiver em um desses critérios, mais novas opções de diálogo vão sendo liberadas durante a jornada. Sempre que aparecer uma opção azul nos diálogos, é uma resolução pacífica, por conta dos pontos em Paragon. A opção vermelha, fornecida pelos pontos em Renegade, é exatamente o contrário: geralmente envolve violência.

Já em Mass Effect 2 e 3, há momentos em que um ícone aparece na tela, em alguns momentos críticos, para você pressionar um dos gatilhos e então tomar uma atitude Paragon ou Renegade. Esse ícone só vai aparecer se você tiver uma quantidade exata de pontos.

Em resumo: ficar se dividindo entre os dois critérios não é a melhor estratégia, já que fará você perder algumas oportunidades. Escolha se vai ser "bonzinho" ou "malvado" desde o início e mantenha essa decisão até o final. A moralidade não impacta tudo no jogo, então você não estará condenando seus amigos ou garantindo um final bom ou ruim - o desfecho depende de outras escolhas.

As missões secundárias valem a pena?

Mass Effect Legendary Edition Diálogo - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Mass Effect Legendary Edition
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Para conseguir pontos do sistema de moralidade, novas armas poderosas e até recrutar companheiros, você vai precisar fazer diversas missões secundárias. Uma das grandes qualidades do jogo é exatamente o quão bem feitas são essas histórias paralelas, então não há motivos para pulá-las.

Além disso tudo, elas escondem muitos aspectos interessantes da história dos seus companheiros de grupo. Sempre que finalizar uma missão principal, converse com todos eles, se possível. Por vezes, algum deles vai pedir algo, o que iniciará uma missão secundária interessante, revelando mais sobre o passado e a personalidade desse personagem.

Como comandar os companheiros de time?

Mass Effect Legendary Edition - Comande seus companheiros - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Mass Effect Legendary Edition - Comande seus companheiros
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Ser o comandante Sheppard não é só guiar os rumos da Normandy. Em combate, você também precisa dar ordens para os companheiros, de modo a garantir o sucesso da missão - especialmente nos níveis mais difíceis.

Com o D-Pad, você pode ordenar a posição deles e evitar que fiquem fora de cobertura. Recomenda-se ir com Sherppard sempre entre os dois outros companheiros e posicioná-los logo a frente ou logo atrás. Mandá-los na frente é mais interessante para conseguir ver que ações irão tomar, e assim corrigi-los. Essa formação também aproveita bem os flancos dos inimigos.

No menu, dá para escolher permitir ou não que eles usem habilidades sozinhos. Pode deixar ativado, mas vale reforçar algumas ordens regularmente, especialmente para explorar as fraquezas dos inimigos.

Qual arma cada companheiro deve usar?

Mass Effect Legendary Edition - Decida a arma dos seus companheiros - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Mass Effect Legendary Edition - Decida a arma dos companheiros
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Seus companheiros por vezes terão pontos de perícia em uma arma específica, mas não vão utilizá-las em combate automaticamente. Preste muita atenção nisso, principalmente no primeiro jogo. No menu de ordens, selecione manualmente qual a arma eles vão utilizar.

No 2 e no 3, também é preciso escolher de maneira inteligente, tanto antes da missão começar quanto durante o combate.

Para que serve a habilidade Decryption?

Mass Effect Legendary Edition Saren - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Mass Effect Legendary Edition - Saren
Imagem: Daniel Esdras/GameHall

Durante sua jornada, em cada missão, você sempre vai encontrar cofres, armários e computadores lacrados com alguma tecnologia. Somente um personagem com a habilidade Decryption é capaz de abrir esses objetos e te entregar armas poderosas, créditos ou mesmo recursos de cura. Então, ajuda muito ter sempre pelo menos um personagem com essa habilidade.

Dicas finais

Mass Effect Legendary Edition - Daniel Esdras/GameHall - Daniel Esdras/GameHall
Mass Effect Legendary Edition
Imagem: Daniel Esdras/GameHall
  • No primeiro Mass Effect, coloque pontos em Charm ou Intimidate. Esses pontos, em combinação com o seu nível de Paragon ou Renegade, desbloqueiam opções de diálogo.
  • Coloque pelo menos um ponto em cada habilidade. Tê-las, mesmo que no nível um, é sempre melhor do que não estar com todas disponíveis para explorar fraquezas.
  • Abrir o menu de habilidades e ordens desacelera o tempo. Você pode usar essa tática quando precisar procurar um inimigo ou entender o que está acontecendo.
  • Durante a jornada, as que você encontra já são suficientes. Então, sempre guarde créditos para as armas que são vendidas no fim do jogo. Elas são as melhores.