Topo

FIFA 21: cinco dicas básicas para iniciar bem a carreira no FUT

Sempre na busca dos 3 pontos nos campos virtuais - Divulgação/EA
Sempre na busca dos 3 pontos nos campos virtuais Imagem: Divulgação/EA

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

06/04/2021 04h00

Um dos grandes sucessos da franquia FIFA, o modo Ultimate Team (FUT) é uma das atrações que ocupam os jogadores por mais tempo no simulador. Acontece que esse primeiro contato com o modo nem sempre é fácil: uma grande quantidade de informações e todo tipo de estímulo para que você compre FIFA Points (gastando dinheiro real) podem te colocar em várias enrascadas.

De cara, é importante entender como funcionam algumas mecânicas em FUT. Vista sua chuteira, prepare o controle e vamos para algumas explicações essenciais para começar com tudo no modo mais popular do game.

Criando um time

Esse é um dos momentos mais importantes desse modo de jogo. Isso porque o seu time depende fortemente da química entre os jogadores. Ter atletas que atuam nas mesmas ligas ou compatriotas faz com que eles funcionem melhor no seu time.

Além disso, invista algum tempo pensando em qual estilo de jogo você quer propor e como a formação pode influenciar na sua experiência.

Quem acompanha futebol sabe que os técnicos vivem de bons resultados. Em FUT, a diferença é que você pode fazer mais testes em formações e estilos de jogo antes de realmente partir para a competição.

A dica é dar uma de "Professor Pardal" e experimentar o que funciona para o seu tipo de jogo e para o que vai satisfazer mais as suas sessões de jogatina.

Além de experimentar dentro de campo, o modo FUT permite que você personalize uma porção de coisas fora dele. Dentre elas, o estilo do seu estádio, uniformes diferentes e até a atmosfera em campo durante as suas partidas como mandante.

Escolha seu desafio

Boa parte dos jogadores investe o tempo em partidas online no modo Ultimate Team. Há três tipos de disputas: FUT Draft, Division Rivals e o modo competitivo FUT Champions.

Em FUT Draft, você paga uma quantidade de moedas para ingressar e abre pacotes para montar o time mais forte que conseguir. O nível de dificuldade e habilidade dos adversários só aumenta nesse modo. Por isso, é recomendado que você fique longe se o seu objetivo é encontrar o melhor custo-benefício por pacote.

Já no Division Rivals, a competição dura uma semana e - depois de determinar sua divisão - você ganha pontos por cada jogo que realizar. Você pode participar de até 30 partidas valendo pontos na semana.

Ao vencer, seus ratings de jogadores sobem e você pode ser promovido de divisão também. Ao final das semanas, você recebe moedas, pacotes que podem ser trocados e outros que não podem ser trocados. Esse modo também soma pontos para qualificar os jogadores para o FUT Champions.

Por falar nele, o FUT Champions é basicamente o lugar que todo jogador de FIFA 21 quer alcançar. Nele, você disputa partidas desde a manhã de sexta-feira até a noite do domingo. Novamente, você realiza até 30 partidas valendo pontos.

Ao final desse fim de semana de jogatina, você leva recompensas com base na quantidade de vitórias. Dentre elas, as melhores são conseguir pontos para se qualificar para o fim de semana seguinte e escolher entre os jogadores do time da semana, que o game anuncia no meio da semana.

Estabelecendo sua divisão

Na versão de FIFA 21, você precisa completar cinco partidas do modo Division Rivals. Com o resultado das disputas, o game determina qual é o ranking da sua habilidade frente aos outros jogadores da comunidade.

Conforme você vence as partidas, sua pontuação aumenta e seu time vai sendo promovido de divisão. Nesse modo, cada semana funciona como uma competição. Ao final da semana, sua pontuação determina seu lugar na sua divisão.

Esse sistema ajuda a tornar sua experiência mais equilibrada e fazer com que você sempre encontre adversários com nível semelhante.

Aqui, o mais importante é lembrar que, a cada semana, você pode resgatar recompensas. Esses prêmios têm relação com a classificação que você atingiu dentro da divisão.

Conforme você vai subindo no ranking, maiores serão os prêmios (moedas, pacotes resgatáveis e por aí vai). É altamente recomendado participar desses duelos para montar seu time no começo de sua trajetória em FUT.

Aprenda a usar os pacotes do FUT

Uma das mecânicas mais legais e que consagraram o FUT é poder conquistar moedas para abrir pacotes recheados de jogadores e outros itens do game. Cada pacote tem uma quantidade de jogadores e itens cosméticos em diferentes níveis de raridade.

O sistema é tão viciante quanto lucrativa, já que é possível comprar FIFA Points usando dinheiro real e convertê-los em moedas.

Vale lembrar que é, sim, possível montar bons e poderosos times sem precisar gastar nada a mais com isso. Eventualmente, a EA realiza algumas promoções ou mesmo oferece pacotes com conteúdo especial. Nestes momentos, diria que talvez seja uma boa considerar abrir a sua carteira. Com ênfase no "talvez".

No dia a dia, foque nas compras e trocas de jogadores por meio das moedas do jogo - sem colocar dinheiro de verdade. É aquela coisa: cada um sabe o tamanho da sua própria carteira, mas praticar a moderação é sempre recomendado.

Desafios e objetivos

Já que estamos falando de juntar grana suficiente para conseguir o seu elenco dos sonhos, um alerta: não é fácil. Mas, se você ficar ligado nos desafios disponíveis e objetivos apontados pela EA, o esforço pode valer aquele craque que você sempre quis ver defendendo as suas cores.

Por este motivo, sua prioridade no começo do jogo deve ser completar os Desafios de Montagem de Elenco. Além de servirem como uma espécie de tutorial do FUT, eles te ajudam com pacotes bons para que você comece seu time com um nível interessante de competitividade.

Na mesma linha, os modos baseados em disputas online podem te ajudar com recompensam que ampliam a personalização e força do seu time.

Claro, algumas dessas atividades também permitem que você tenha acesso a cartas raras de jogadores ícones do passado que estão de volta de forma virtual.

Ficou com alguma dúvida ou quer alguma dica específica? Comente por aqui!

Quer comprar o Fifa 21? Encontre aqui:

* O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol