Topo

Mais realismo e emoção: as promessas de FIFA 21 para PS5 e Xbox Series

Na nova geração de consoles, FIFA 21 deve ter maior nível de detalhes nos jogadores, mas ainda nada de resolução 4K - Divulgação/EA
Na nova geração de consoles, FIFA 21 deve ter maior nível de detalhes nos jogadores, mas ainda nada de resolução 4K Imagem: Divulgação/EA

Tiago Alcantara

Colaboração para o START

24/11/2020 07h25

FIFA 21 chega repleto de expectativas para a nova geração de videogames no dia 4 de dezembro. Apesar do visual agradável do simulador de futebol na geração atual, a EA deixa claro que que o pacote gráfico completo estava reservado para as versões de PlayStation 5 e Xbox Series X|S.

Uma semana antes de a bola rolar em um gramado mais verdinho e cheio de pequenos detalhes, o START participou de um papo com os produtores Sam Rivera e Matt Lafreniere, da EA Sports, e conta a seguir as principais mudanças de FIFA 21 nos consoles de nova geração.

Barba, cabelo e bigode

João Félix - Divulgação/EA - Divulgação/EA
João Félix, do Atlético de Madrid, na versão "next gen" de FIFA 21
Imagem: Divulgação/EA

A apresentação começou com comparações das feições de jogadores como Lionel Messi e o goleiro do Liverpool Alisson. Nas imagens reveladas pelo time da EA, o poder gráfico da nova geração ajuda a manter cabelos, barba e rostos dos atletas mais fiéis à realidade. Além disso, FIFA 21 para a nova geração aproveita o processamento extra para acrescentar mais frames em algumas animações, dando uma sensação maior de realismo.

"Sempre que chega uma nova geração de consoles, as duas perguntas são: 'quanto custa?'e 'quão mais realistas serão os gráficos'", brinca Matt Lafreniere. Segundo o produtor, a primeira impressão ao entrar no gramado será de um salto em iluminação, tornando grama, rostos e movimentos muito mais naturais.

O produtor explica que os atletas e estádios vão se parecer ainda mais com o visual mostrado nos materiais promocionais do game.

Ao chutar e dominar uma bola, por exemplo, esse tipo de melhoria visual será mais perceptível para os jogadores. Os músculos dos atletas e o próprio impacto do contato com a bola tiveram alguns quadros acrescentados, para dar essa sensação de mais fluidez ao jogo. Ainda será possível carregar mais animações, com gestos comuns às partidas: apontar para o melhor passe, ajuste da faixa de capitão e até aquela limpeza no nariz durante a partida.

No entanto, Sam Rivera faz questão de explicar que essas melhorias e gestos são cosméticas e devem mudar muito pouco nas mecânicas já presentes em FIFA 21 para PlayStation 4 e Xbox One.

Nas imagens reveladas pelo time da EA, o poder gráfico da nova geração ajuda a manter cabelos, barba e rostos dos atletas mais fiéis à realidade. Além disso, FIFA 21 para a nova geração aproveita o processamento extra para acrescentar mais frames em algumas animações

Trent Alexander-Arnold  - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Trent Alexander-Arnold, do Liverpool
Imagem: Divulgação/EA

"Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo"

Sam Rivera produtor FIFA EA Sports - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Um gol importante vai refletir na empolgação da torcida e agitação do estádio, explica o produtor Sam Rivera
Imagem: Divulgação/EA

Uma parte importante de criar esse clima de maior realismo está no uso dos gráficos. FIFA 21 no PS5 e Series X|S terá pequenas cenas com comentários dos narradores a respeito da importância dos jogos. Para complementar, o pacote de transmissão terá uma nova perspectiva de câmera. Chamada de EA Sports Gamecam, a câmera vai acompanhar a movimentação da partida de forma mais próxima de uma transmissão e também permitirá que o jogador veja mais do campo durante as partidas.

Esse "clima" do estádio e das partidas tem objetivo de dar mais emoção para o que realmente importa. E, como já diriam os poetas da bola, o gol é esse momento de ápice. "Quando você anota um gol importante, os jogadores vão sentir o estádio indo a loucura, o narrador mais empolgado, um pacote completo", comenta Sam Riviera, da EA Sports.

FIFA 21 no PS5 e Series X|S terá pequenas cenas com comentários dos narradores a respeito da importância dos jogos. Para complementar, o pacote de transmissão terá uma nova perspectiva de câmera

Integração com a nova geração

Recentemente, foi anunciada a chegada de David Beckham ao time de lendas de FIFA 21, mas os produtores da EA deixaram no ar a possibilidade de que a nova geração seja recebida com mais conteúdo especial. A expectativa é de que o modo mais famoso do game, o Ultimate Team celebre o momento, mas vamos ter que aguardar por mais novidades nesse quesito.

Além de garantirem que os compradores da versão para PlayStation 4 e Xbox One possam jogar FIFA 21 em seus consoles de nova geração, os produtores também explicaram que o progresso nos modos Volta e FUT poderá ser transportado para os novos videogames.

Para quem é do time Xbox, os assinantes do GamePass poderão jogar dez horas para experimentar FIFA 21 antes de se decidirem pela compra. O privilégio faz parte da integração entre a assinatura da Microsoft e o EA Play.

Controle do PS5 é uma evolução

PS5 DualSense - Divulgação/Sony - Divulgação/Sony
Resistência nos gatilhos do PS5 pode aumentar a imersão, variando a resposta de acordo com o preparo físico do jogador
Imagem: Divulgação/Sony

Por falar em diferenças entre PlayStation e Xbox Series X|S, temos talvez a única diferença perceptível em FIFA nos dois videogames da nova geração. O feedback dos sensores presentes no DualSense do videogame da Sony deve contribuir para uma experiência mais imersiva no simulador de futebol.

Quando você tentar correr usando jogadores que estão cansados, o gatilho deve oferecer mais resistência, por exemplo. Segundo os produtores, disputas de corpo e mesmo toques mais fortes na bola, como chutes e bloqueios poderão ser sentidos com mais intensidade e precisão no controle do PlayStation 5.

FIFA 21 Volta - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Imagem: Divulgação/EA

4K a 120fps: não dessa vez

FIFA 21 Anfield - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Estádio do Liverpool na versão "next gen" de FIFA 21
Imagem: Divulgação/EA

Os produtores da EA Sports revelaram durante o papo que a possibilidade de ter o jogo rodando a 4K com uma taxa de 120 frames por segundo foi discutida —assim como outras melhorias. No entanto, o time de FIFA 21 focou em entregar uma experiência que aproveitasse o poder de fogo da nova geração em outros aspectos.

Os produtores fizeram questão de frisar que a companhia ouve os clamores por cross-play e que a empresa mantém no radar a possibilidade de "eliminar essas barreiras" para conexão dos jogadores. No entanto, "não tem nenhuma novidade para compartilhar nesse aspecto" com a comunidade fifeira.

Ah, outros recursos como a criação de uma mecânica de VAR ou mesmo pequenos acenos para os fãs, como a presença de cães vira-lata em estádios da Libertadores também estão descartados. Ao menos, por enquanto, essas ideias ficam numa lista de preocupações menores. "No momento, nossa preocupação é de entregar a melhor experiência possível não importa em qual geração você jogar", resume o produtor Matt Lafreniere.

FIFA 21 Rodrygo next gen - Divulgação/EA - Divulgação/EA
Rodrygo e os companheiros de Real Madrid em FIFA 21
Imagem: Divulgação/EA

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol