Topo

Valorant: novo jogo da Riot terá tecnologia exclusiva pra combater "cheats"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Amanda Santos

Do START, em São Paulo

04/03/2020 12h00

Quando o assunto são jogos de tiro como Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Overwatch, é quase impossível não falar de cheaters que buscam maneiras de burlar as regras e levar vantagem. A prática afeta até mesmo a rotina de pro-players. Usuários de hacks fizeram o campeão mundial de Rainbow Six Siege (R6) Leo "Zigueira" Duarte quase deixar o jogo de vez. Mas em Valorant, jogo de tiro da Riot Games, a coisa pretende ser diferente.

O novo FPS da Riot promete combater hacks desde o primeiro dia. O jogo de tiro em primeira pessoa é um dos maiores projetos da empresa nos últimos cinco anos e chega gratuitamente aos PCs ainda em 2020.

A Riot conta com um dos maiores nomes nos esforços anti-cheat. Paul Chamberlaim está à frente da segurança de Valorant e é conhecido por ter trabalhado no sistema de monitoramento de League of Legends.

Durante apresentação do jogo na sede da Riot, em Los Angeles, Paul falou sobre uma nova plataforma que pretende suspender de vez esse tipo de usuário. "Assim que for verificado (o hack), a conta será permanentemente suspensa. Estamos discutindo o que podemos usar dos banimentos no LoL e trazer para quem usa hacks em Valorant", conta.

Desenvolver um jogo é muito complexo e existem inúmeras situações com as quais se deve tomar muito cuidado. Portanto, é difícil concentrar apenas em hacks ou prevenir jogo sujo. Mesmo assim, Valorant está mais do que preparado para lidar com hacks desde o começo e a Riot desenvolveu sua própria tecnologia anti-hack. A diferença nisso tudo é que Valorant possui os melhores experts desenvolvendo soluções anti-hack.
Paul Chamberlain, da Riot Games

A ferramenta de detecção de fraude terá uma evolução constante em buscar e banir instantaneamente trapaceiros. Qualquer partida com hacker detectado será encerrada imediatamente para todos, segundo a empresa.

VALORANT ANTI HACK 2 - Divulgação/Riot Games - Divulgação/Riot Games
Valorant terá ferramentas específicas para coibir e suspender hacks
Imagem: Divulgação/Riot Games

AIMBOT E WALLHACK: O QUE AMEAÇA VALORANT?

Um dos hacks mais temidos nos jogos de tiro é o aimbot (conhecido também por ESP hack), um cheat que facilita a vida do jogador na hora de mirar sua arma, e que é totalmente proibido pelas desenvolvedoras e campeonatos, podendo terminar em banimento.

Os wallhacks (famosos por revelar a silhueta dos adversários através de paredes) são outra ameaça para a comunidade do novo FPS, que é um jogo rápido, tático e de mira precisa. Para combater wallhacks, Valorant implantou o Fog of War, um exclusivo sistema que encobre a localização dos jogadores até pouco antes do contato na linha de visão.

VALORANT ANTI HACK - Reprodução - Reprodução
Paul Chamberlaim testa a ferramenta que estará em Valorant
Imagem: Reprodução

VANGUARD, A NOVA PLATAFORMA

Para proteger ainda mais os servidores, o sistema de Valorant trabalhará com IA e reconhecimento de padrões suspeitos da máquina do usuário. Por exemplo, um jogador que atira na cabeça de primeira inúmeras vezes ou se move rapidamente poderá ser considerado como hack pela ferramenta.

A nova plataforma se chama Vanguard, uma ferramenta de investigação flexível que permite executar uma varredura de detecção de fraude em jogadores, computadores e, com base nos resultados dessas varreduras, tomar medidas de segurança.

Isso nos permite personalizar qual nível de informação coletar e também limitar o impacto no desempenho de um computador, porque podemos começar com uma varredura muito básica. E se retornar um resultado suspeito, podemos segui-lo com uma verificação mais aprofundada
Paul Chamberlain, da Riot Games

A razão por trás disso tudo é que o sistema da Riot, segundo Paul, está mais complexo e é uma versão mais recente de tudo o que já foi visto nas melhorias de League of Legends. Os jogos de tiro em primeira pessoa, especialmente os competitivos, atraem muito interesse de diversos tipos de usuários e Valorant virá bem leve, podendo ser um prato cheio para os hackers.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol